WhatsApp irá parar de funcionar em milhões de celulares antigos

Créditos: R7 Notícias

O WhatsApp, considerado o maior aplicativo de mensagens da atualidade, deverá deixar de funcionar em milhões de smartphones dentro de apenas algumas semanas.

A partir do dia 1 de novembro de 2021, os smartphones que não receberam uma determinada atualização estabelecida pelos desenvolvedores do WhatsApp não serão mais compatíveis com o app de mensagens. 

Embora muitos dispositivos simplesmente precisem de uma atualização em seu software, alguns telefones mais antigos não serão capazes de receber esta atualização, o que fará com que eles não possam mais utilizar o aplicativo WhatsApp a partir desta data.

Todos os dispositivos que não receberam a nova atualização de software necessária para rodar o WhatsApp em seu sistema terão o aplicativo bloqueado e seus usuários não poderão mais acessá-lo, ficando impossibilitados de encaminhar novas mensagens através dele.

É estimado que um total de 40 smartphones diferentes serão impedidos de usar o WhatsApp devido a esta nova atualização exigida. Isto pode impactar milhões de usuários e, por esse motivo, é recomendado que eles busquem atualizar o software operacional dos dispositivos ou até mesmo trocar de celular até a data de 1 de novembro, para que não fiquem impedidos de utilizar o aplicativo.

A lista de smartphones que serão afetados por essa mudança e que deixarão de ter o WhatsApp funcionando em seu sistema foi divulgada e envolve modelos de dispositivos bastante vendidos em seu lançamento, como os aparelhos iPhone SE, iPhone 6S, iPhone 6S Plus, Galaxy Core, Galaxy SII, Galaxy S3 mini, Optimus L3 II Dual e Optimus L4 II Dual, Xperia Arc S, Xperia Neo L e Lenovo A820.

Os aplicativos geralmente deixam de oferecer suporte a smartphones mais antigos, pois menos pessoas usam esses dispositivos ao longo do tempo. Caso o usuário possua um aparelho com o sistema operacional Android, o dispositivo precisará ser atualizado para o Android 4.1 ou outra versão superior. Já os usuários de iPhone deverão ter a versão iOS 10 do sistema operacional instalada em seus aparelhos para que possam continuar utilizando o WhatsApp.

Isso significa que qualquer pessoa que atualmente utiliza um iPhone 4 ou um dispositivo anterior precisará obter um novo smartphone para continuar usando o WhatsApp, pois este aparelho é muito antigo e não é capaz de oferecer suporte ao sistema operacional iOS 10 ou superior. Além disso, as pessoas que nunca atualizaram o sistema operacional nos dispositivos iPhone 6S, iPhone 6S Plus ou iPhone SE precisarão atualizar seus celulares para a versão iOS 15, pois esses dispositivos rodaram na versão iOS 9 quando foram lançados