O Ministério da Educação (MEC) premiou 12 estudantes de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) na categoria do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do Prêmio MEC da Educação Brasileira. Esse número representa 22% dos 54 alunos que foram homenageados pelo bom desempenho na redação do exame, cuja lista de premiados pode ser consultada no portal do MEC.
A Região Nordeste destacou-se com cinco estados apresentando estudantes de IFs premiados. Nas Regiões Norte, Sudeste e Sul, apenas dois estados cada representaram estudantes na premiação, que reconheceu um total de 116 premiados, englobando redes públicas de ensino estaduais e municipais, escolas e alunos de todo o país.
O Brasil possui 38 Institutos Federais distribuídos em todos os estados e no Distrito Federal, totalizando mais de 600 campi. Esses institutos oferecem qualificação profissional, cursos técnicos, superiores e de pós-graduação a 1,8 milhão de alunos, sendo considerados referência no ensino médio integrado ao curso técnico.
Além dos estudantes, também foram homenageados quatro estados, 35 municípios e 20 escolas. Ao todo, foram entregues 62 troféus e 54 medalhas em oito categorias: Educação Infantil; Alfabetização; Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Anos Finais do Ensino Fundamental; Ensino Médio; Enem; Educação em Tempo Integral; e Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Adicionalmente, 49 professores que colaboraram com escolas e municípios premiados foram reconhecidos.
Os selecionados desta edição do Prêmio MEC da Educação Brasileira foram escolhidos com base em indicadores oficiais da educação básica, incluindo o Censo Escolar, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a Avaliação da Alfabetização e o Enem, além de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As análises foram conduzidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), sem abertura de editais ou necessidade de inscrição prévia.
Os prêmios, que incluem troféus, medalhas, certificados e valores em dinheiro, foram entregues a estados, municípios, escolas e estudantes. Os recursos recebidos deverão ser utilizados para melhorias na infraestrutura escolar, bem como para o reconhecimento e valorização dos profissionais da educação, conforme regulamentos específicos: estados e municípios receberão apoio por meio do Plano de Ações Articuladas (PAR), enquanto as escolas utilizarão o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), com prestação de contas sob a supervisão dos respectivos programas.
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