domingo, agosto 17, 2025
No menu items!
Google search engine
HomeNotíciasSenad apresenta no Fórum Brasileiro de Segurança Pública iniciativas para prevenir violências...

Senad apresenta no Fórum Brasileiro de Segurança Pública iniciativas para prevenir violências ligadas aos mercados ilegais na Amazônia

Manaus, 15/08/2025 – Durante o 19º Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, foram apresentadas políticas voltadas para a prevenção da violência, proteção da juventude e desenvolvimento alternativo, implementadas pela Secretaria Nacional de Política sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad), especialmente em municípios da região Norte.

A secretária da Senad, Marta Machado, e a coordenadora-geral do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) Juventude, Monalyza Alves, participaram do evento que ocorreu de quarta-feira (13) a sexta-feira (15) em Manaus (AM).

Marta destacou dois programas estratégicos da Senad: o Crescer em Paz e o Pronasci Juventude. Ambos têm como objetivo principal a prevenção e a proteção de adolescentes e jovens em situações de risco.

O programa Crescer em Paz, lançado em abril, abrange 45 ações intersetoriais que buscam reduzir fatores de risco e fortalecer a proteção em áreas como educação, saúde, assistência social, segurança pública e cultura. A iniciativa visa combater comportamentos violentos, o uso de substâncias psicoativas e a vulnerabilidade ao aliciamento por organizações criminosas.

Por sua vez, o Pronasci Juventude foca em jovens de 15 a 24 anos em áreas com alta incidência de violência e crime organizado, oferecendo alternativas de formação, suporte multidisciplinar e projetos socioprodutivos. Atualmente, o programa atende 4 mil jovens, com uma meta de alcançar 15 mil até o final de 2026. “O trabalho no tráfico de drogas é considerado a pior forma de trabalho infantil. Precisamos ver esses jovens como sujeitos que necessitam de proteção e apoio”, enfatizou a secretária.

Marta também alertou para a situação preocupante na região Norte, especialmente no Amazonas, onde jovens de comunidades indígenas se tornaram alvos do narcotráfico. “Recebemos relatos diários sobre o aliciamento de jovens indígenas. Estamos iniciando uma parceria com o Instituto Federal do Amazonas para criar oportunidades seguras e sustentáveis”, explicou.

Durante sua participação, Marta integrou o painel sobre desarticulação de organizações criminosas na Amazônia, onde discutiu experiências de inclusão social e atendimento a populações vulneráveis, como os programas De Braços Abertos, em São Paulo, e Corra pro Abraço, na Bahia.

Juventude como prioridade

A coordenadora-geral do Pronasci Juventude, Monalyza Alves, também esteve presente no evento e integrou o painel Futuro em Risco, onde apresentou a metodologia de acompanhamento do programa, que prioriza a trajetória dos jovens nas políticas públicas.

Monalyza detalhou que a construção do programa é centrada nos interesses dos jovens, começando pela educação e incluindo acompanhamento multidisciplinar. “Não impomos cursos prontos; primeiro escutamos. O jovem escolhe o curso que deseja, o que aumenta a adesão e reduz a evasão. Após oito meses, trabalhamos na construção de seu projeto socioprodutivo”, explicou. O programa está ativo em várias regiões, incluindo Bahia, Distrito Federal, Pernambuco e Rio de Janeiro.

Observatório Brasileiro de Informações sobre Drogas

Na conclusão do evento, a diretora de Pesquisa, Avaliação e Gestão de Informações da Senad, Bárbara Caballero, apresentou o Observatório Brasileiro de Informações sobre Drogas (Obid) durante o painel sobre desafios e soluções para segurança pública na Amazônia. Ela ressaltou a importância do observatório, que foi lançado neste ano, para a coleta e disponibilização de dados e pesquisas que informam as políticas públicas e as ações de combate ao narcotráfico na região e em todo o Brasil.

Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments