Belo Horizonte, 19/08/2025 – Aproximadamente 30 profissionais do Instituto de Defesa do Consumidor de Minas Gerais (Procon-MG) participaram de uma capacitação presencial sobre a plataforma ProConsumidor. O evento, realizado em parceria com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), ocorreu entre os dias 12 e 14 de agosto na sede do Procon-MG.
Durante a formação, os participantes foram introduzidos aos princípios básicos da plataforma e suas funcionalidades, incluindo o cadastro de consumidores, procuradores e fornecedores, bem como a gestão de atendimentos, consultas, denúncias e reclamações. O curso também abordou a homologação de cadastros, a integração com o Consumidor.gov.br, e diversas funcionalidades administrativas.
A capacitação foi dirigida pelo coordenador-geral do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), Alexandre Yamanaka Shiozaki; pela coordenadora da Escola Nacional de Defesa do Consumidor (ENDC), Ana Cláudia Menezes; e pela chefe de Divisão de Integração e Harmonização de Procedimentos da Senacon, Elizabeth Cristina Eduardo da Silva.
“É essencial compreender o funcionamento do sistema ProConsumidor como um todo, bem como a importância da interação e troca de experiências entre os Procons. Abordamos também as reclamações mais frequentes e as dúvidas que os servidores tinham sobre o sistema”, destacou Alexandre Yamanaka.
A coordenadora do Procon Municipal de Teófilo Otoni, Fabiana Dourado, enfatizou a relevância do curso para capacitar gestores a orientarem suas equipes sobre o uso do sistema ProConsumidor. “É fundamental que continuemos estudando para desempenhar nosso trabalho com excelência e ajudar nosso Procon”, concluiu.
Matheus Bullé, estagiário de pós-graduação em Direito do Consumidor do Procon de Juiz de Fora, ressaltou a importância da capacitação para seu desenvolvimento profissional e acadêmico. “Essa formação é uma excelente oportunidade que, com certeza, irei aplicar no meu dia a dia. O convívio com outros Procons é uma grande facilidade para a troca de conhecimentos”, relatou.
Encontro virtual
No dia 5 de agosto, a Senacon, em colaboração com o Procon-MG, também ofereceu uma capacitação virtual focada na resolução de conflitos por meio de plataformas digitais. O diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), Vitor Hugo do Amaral Ferreira, discutiu a Política Nacional de Relações de Consumo e estratégias para promover soluções acessíveis e eficazes.
Os temas Consumidor.gov.br e ProConsumidor foram abordados pelo coordenador-geral do Sindec, Alexandre Yamanaka Shiozaki, enquanto o promotor de Justiça e coordenador de Tecnologia da Informação do Ministério Público de Minas Gerais, Daniel Piovanelli Ardisson, apresentou o uso da tecnologia em favor da proteção ao consumidor.
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