Saúde: UBS Edivan Xavier oferece consultas médicas todas as manhãs

Há pouco mais de um ano em funcionamento, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Edivan Xavier, localizada no Bairro Araguaia, tem conseguido atender a comunidade no entorno, tanto do próprio bairro quanto do vizinho, o bairro Nossa Senhora Aparecida, com atendimentos da atenção primária, tais como, consultas médicas, atendimento de enfermagem, dentista, sala de vacinação, coleta de PCCU, farmácia, sala de procedimentos, dentre outros. 

A população conta com dois clínicos gerais para garantir o atendimento diário, no turno da manhã. Quanto às enfermeiras e os odontólogos, eles atendem em dois turnos durante a semana. 

“Na segunda-feira, o nosso público é atendido com a distribuição de 32 fichas para o médico. Quanto aos demais dias, são 16, pois trabalhamos com agendamento para os hipertensos, diabéticos, gestantes, o restante é pela livre demanda. O atendimento de enfermagem é agendado para as crianças de 0 a 5 anos e gestantes também. A coleta de PCCU, se a mulher estiver preparada já faz o exame de acordo com o cronograma divulgado por nós”, explica Elizabeth Marques, gerente da UBS.

Elizabeth Marques, gerente da UBS

Vacinação Covid 

Lembrando que, assim como nas demais Unidades Básicas de Saúde, a UBS Edivan Xavier, de quarta a sexta, 24 a 26 de novembro, tem vacinação contra a covid-19, 1ª e 2ª doses, já que não há Pfizer no momento, portanto não está tendo aplicação da dose de reforço. Lá a vacinação acontece sem agendamento, a partir das 10h da manhã até às 17h.

“Vacinamos a cada seis pacientes que chegam. Abrimos um frasco a cada seis pessoas que chegam para não corrermos o risco de perder nenhuma dose. O paciente traz os documentos, comprovante de residência, cartão SUS, declaração e é vacinado. Até às 10h damos preferência para atender as crianças porque trabalhamos com dia de vacinas específicas, daí em diante seguimos com a vacina da covid-19”, esclarece Beth.

Texto: Leydiane Silva
Fotos: Paulo Sérgio



Fonte: Prefeitura Municipal de Marabá.

Leia mais notícias no Portal Defesa – Agência de Notícias.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário