Um dos trajetos mais cruciais do Brasil, a Rota Agro, teve seu leilão realizado nesta quinta-feira (14) em São Paulo. Com 502,8 km de extensão, que compreendem as BR-060/364/GO e BR-364/GO/MT, a rota conecta Rio Verde (GO) a Rondonópolis (MT) e desempenha um papel estratégico no escoamento da produção agrícola e industrial da região Centro-Oeste, marcada pelo elevado fluxo de veículos de carga e de passeio.
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, destacou a importância da Rota Agro, afirmando que ela une duas potências do setor agropecuário no Brasil. Ele ressaltou que o investimento em infraestrutura é essencial para garantir a competitividade do campo, sublinhando a necessidade de que a expansão da produção acompanhe melhorias logísticas.
O gerenciamento desse trecho ficará a cargo do Consórcio Rota Agro Brasil, que venceu o leilão com uma redução de 19,70% sobre o valor de referência. O grupo se comprometeu a investir R$ 7,26 bilhões em melhorias e reestruturações nas vias ao longo dos 30 anos de concessão. O pacote de obras inclui 45 km de duplicação, 150 km de faixas adicionais, construções de contornos viários, vias marginais, pontos de parada e descanso para caminhoneiros, além de quatro novas passarelas para pedestres.
A expectativa do Ministério dos Transportes é que a concessão não apenas amplie a capacidade de tráfego, mas também melhore a segurança para os motoristas, com a implementação de iluminação, sinalização, monitoramento de acidentes e atendimento médico. Atualmente, 80% das rodovias em Mato Grosso se encontram em bom estado, em comparação a 67% em 2022. Em Goiás, a taxa é de 86%, frente a 70% no final do último ano. O ministro dos Transportes, Renan Filho, ressaltou que, com este trecho concedido, toda a BR-364 passará a ser gerida pela iniciativa privada, solidificando um dos corredores agrícolas mais importantes do país.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), a agropecuária brasileira cresceu 12,2% no primeiro trimestre de 2025 em relação ao trimestre anterior. Grande parte dessa produção utiliza a Rota Agro para acessar grandes centros e portos. A combinação de transporte eficiente com uma produção agrícola crescente é considerada um dos fatores que contribuíram para a remoção do Brasil do Mapa da Fome da ONU.
Além disso, espera-se a criação de mais de 64 mil empregos diretos e indiretos. Gabriel Freire, representante do consórcio vencedor, enfatizou que os investimentos ultrapassam R$ 7,5 bilhões, resultando na geração de cerca de 100 mil empregos diretos e indiretos, além de beneficiar milhões de pessoas no coração do agronegócio brasileiro. Ele ressaltou que um planejamento bem estruturado para essas rodovias impulsionará a distribuição de produtos essenciais para a economia e melhorará a mobilidade da população.
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