Respeito ao outro é tema de palestra no Brasília Ambiental

Respeito ao outro. Essa foi a mensagem principal trazida pela coordenadora das Repúblicas LGBTQIA+, Ludymilla Anderson, na palestra Orientações para o atendimento ao público LGBTQIA+. O evento foi promovido de forma virtual pela Gerência de Capacitação e Desenvolvimento (Gedes) do Instituto Brasília Ambiental, nesta segunda-feira (20), para os servidores do instituto. Na ocasião, foi lançada a cartilha Atendimento ao Público LGBTQIA+.

Capa da cartilha Atendimento ao Público LGBTQIA+ | Foto: Reprodução

Segundo a gestora em Políticas Públicas e Gestão Governamental da Gedes, Ionise Cavalcante, a ideia da palestra veio da dúvida de uma unidade de conservação sobre utilização de banheiros nos parques pelo público transgênero.

“A dúvida era: qual banheiro devem usar? O pedido foi esse, de orientação nesse sentido”, explicou. O questionamento resultou na palestra e na elaboração da cartilha para os servidores do instituto, em especial os que atendem o público.

Durante o evento, Ludymilla Anderson falou de questões práticas que ocorrem no dia a dia dos servidores na hora de realizar o atendimento a esse grupo, como a forma correta de tratamento e como resolver conflitos, a exemplo do uso do banheiro púbico. Para a coordenadora, o mais importante no atendimento público é o respeito ao outro, independentemente de qualquer diferença.

“Entendemos que ao passar do tempo tivemos a evolução humana, que nos trouxe novas formas e a necessidade de aprender a respeitar as pessoas, independentemente de crença, sexo, cor. Sempre que conseguimos trabalhar com respeito à outra pessoa, vamos transpor barreiras”, comentou Ludymilla.

Cartilha

A cartilha Atendimento ao Público LGBTQIA+, lançada durante a palestra, orienta sobre o tratamento e a abordagem ao público desse segmento. O documento foi elaborado com base na legislação vigente e na cartilha Segurança Pública e LGBTQIA+.

Desenvolvida pela Gedes, a cartilha contou com a revisão do Centro de Referência Especializado da Diversidade Sexual, Religiosa e Racial (Creas da Diversidade), da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), e de Ludymilla Anderson. O design foi feito pelo servidor Rodrigo Walcacer, da Ascom. “É um guia de bolso para nos ajudar no dia a dia”, explicou a gerente da Gedes, Patrícia Duarte.

*Com informações do Instituto Brasília Ambiental

Fonte: Agência Brasília.

Leia mais notícias no Portal Defesa – Agência de Notícias.