RedeVírus MCTI: pesquisa descobre que Covid-19 pode causar sérias lesões nos olhos

Pesquisadores da RedeVírus MCTI descobriram que a Covid-19 pode causar sérias lesões vasculares nos olhos. O estudo que foi publicado recentemente na revista médica Ocular Immunology and Inflamation Journal sugere que o problema possa afetar cerca de 20% dos pacientes que adquirem a forma mais grave da doença. E, segundo o estudo, muitos desses pacientes podem sofrer danos irreversíveis na visão.

Os danos na retina são considerados biomarcadores de possíveis complicações neurológicas nos pacientes do coronavírus. Já existem estudos que sugerem que cerca de 30% a 40% dos pacientes com a Covid-19 sofrem com alterações neurológicas.

O pesquisador da RedeVírus MCTI que coordena os estudos, Rubens Belfort Jr, explica que lesões na retina podem ser um sinalizador de gravidade e indicar complicações no sistema nervoso. Belfort Jr que é professor titular de oftalmologia da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp) e presidente da Academia Nacional de Medicina (ANM), revela que a retina é como uma janela para o que acontece com a pessoa com a Covid-19 em especial no cérebro desses pacientes.



Fonte: MCTI