Conviver com uma deficiência física pode alterar radicalmente planos e a trajetória de vida. Nesse contexto, o apoio familiar e do Estado, especialmente por meio do sistema previdenciário, se torna essencial. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem se destacado nesse apoio, oferecendo o programa de Reabilitação Profissional, que na semana passada proporcionou um novo recomeço a três trabalhadores do ABC paulista, beneficiados com a entrega de próteses que auxiliam na recuperação de sua autonomia e qualidade de vida.
A entrega ocorreu na última quinta-feira (14/8), na Agência do INSS em São Bernardo do Campo, onde foram disponibilizadas próteses personalizadas para Gisele Cristina Alves, Arão Saturnino e Wagner Araújo. Com essa ação, já são 29 dispositivos, incluindo órteses e outros meios auxiliares de locomoção, fornecidos este ano aos moradores da região do ABC paulista — Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul.
Esse esforço é fruto da colaboração entre as equipes da Perícia Médica Federal do Ministério da Previdência Social, do setor de Reabilitação Profissional e das áreas de Orçamento, Finanças e Logística do INSS, além dos serviços prestados por empresas contratadas pela Administração Pública. O trabalho visa garantir acolhimento, agilidade e segurança para aqueles que precisam recomeçar ou continuarem suas vidas.
A indicação do tipo de prótese é realizada após uma avaliação criteriosa do perito médico responsável, que determina o dispositivo mais adequado para cada segurado em processo de reabilitação. Durante o processo de adaptação ao novo equipamento, o beneficiário continua recebendo o Auxílio por Incapacidade Temporária, concedido pelo INSS. O Instituto se mantém à disposição para oferecer suporte em casos de necessidade de manutenção ou substituição.
Cada dispositivo entregue simboliza a possibilidade de um novo capítulo na vida dos beneficiários. Wagner Araújo, por exemplo, relatou sua experiência ao trocar a antiga prótese por uma mais moderna, expressando sua felicidade: “É muito bom estar de pé de novo e poder usar minha própria perna. Agradeço por ter muita vida pela frente para aproveitar essa conquista”, disse, emocionado.
Outro beneficiário, Arão Saturnino, também compartilhou sua satisfação com a nova prótese, destacando a facilidade de adaptação. “Antes, regular o aparelho levava tempo e era uma dificuldade. Agora, com a prótese mais moderna, tudo ficou melhor. A sensação é muito boa.”
O Serviço de Reabilitação Profissional do INSS atende segurados que, diante de limitações físicas, necessitam de apoio para reabilitação ou requalificação profissional. O objetivo é proporcionar condições para que cada cidadão recupere sua autonomia e reintegre-se à sociedade e ao mercado de trabalho. Avaliando cada caso, os profissionais do INSS buscam as melhores soluções para os segurados, reafirmando o compromisso da Previdência Social com a inclusão e com o respeito à dignidade humana.
Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.