PUBG: como ativar o cross-play no jogo


O recurso serve para o jogador competir junto com os amigos no jogo, seja no Playstation ou no Xbox.

Para quem ainda não conhece, o jogo PUBG (PlayerUnknown’s Battlegrounds) é um multiplayer eletrônico que foi criado pela PUBG Corp em 2016. É um game que simula batalhas reais e que pode ser acessado em consoles de Playstation 4, Xbox One e pelo computador através do sistema Microsoft Windows.

Embora a função cross-play no PUBG ainda não esteja disponível para dispositivos móveis e para computadores, o recurso já se encontra disponível para consoles de vídeo game, como PS4 e Xbox One.

Para usar o suporte nos consoles, todos os usuários envolvidos precisam ter uma versão do jogo original instalada no dispositivo e ainda, será necessário estarem aptos para participarem de partidas multiplayer.

Para os competidores que quiserem acessar o recurso pelo computador, há ainda uma alternativa, mas apenas para os usuários do Google Stadia, via stream. Neste caso, será preciso usar um joystick para competir com os demais jogadores.

Ativando o cross-play no PUBG em consoles:

1. No console de PS4 ou no Xbox, comece acessando o menu e clique em “Options”;

cross-play no PUBG

2. Depois, clique nas configurações;

3. Então, acesse a opção “Jogabilidade”;

4. Em “Jogo entre plataformas” acione “Ativar”;

5. Clique no “X” se for no PS4 e no “A” se for no Xbox One, para finalizar a aplicação;

cross-play no PUBG

O procedimento citado foi realizado no PS4, mas vale ressaltar que este é o mesmo processo para ativar o recurso no Xbox. Ou seja, esta dica serve para ser aplicada em qualquer um desses dispositivos, desde que a versão do jogo esteja atualizada.

Desde a atualização mais recente do jogo, esta opção já se encontra ativada “de fábrica”. Mas se não tiver, basta ativar conforme foi explicado anteriormente.

Dentro das partidas, o próprio jogo vai informar ao jogador, em qual plataforma ele está no momento, através de pequenos ícones que ficam ao lado do nome do usuário. No caso do PS4, vai ter um símbolo com as siglas “PS” e para Xbox, vai ter o desenho de um controle.

cross-play no PUBG

O cross-play no PUBG

O recurso foi lançado em 2019 para o jogo apenas entre consoles e a partir dessa época, já se tornou possível jogar de forma mais livre nesses dispositivos, com a possibilidade de poder criar times e grupos de amigos para jogarem juntos.

Os usuários normais do jogo ainda não são adeptos ao cross-play e apenas jogam contra usuários desconhecidos, através da versão comercializada no Steam.

Para as versões PUBG Lite, Mobile e para PC, ainda não há suporte para o cross-play. E segundo a desenvolvedora do jogo, a função ainda não está disponível para esses dispositivos, porque estas edições do game são mais leves e possuem menos recursos.

cross-play no PUBG

Para a edição mobile por exemplo, o principal impedimento para a utilização do suporte, é que se trata de uma versão muito diferente do jogo, se comparada as lançadas para consoles. E isso torna esse tipo do jogo, incompatível para usar com o recurso.

Por Alan Carvalho.

Veja outras dicas de games na categoria Games.