sexta-feira, agosto 22, 2025
No menu items!
Google search engine
HomeNotíciasPresidente Lula faz declaração à imprensa após reunião da Cúpula da OTCA...

Presidente Lula faz declaração à imprensa após reunião da Cúpula da OTCA em Bogotá

Um ato de solidariedade foi demonstrado pelo Governo brasileiro ao presidente Gustavo Petro e ao povo da Colômbia, em face dos ataques ocorridos em Cali e Antióquia, que resultaram em várias mortes e feridos. As orações foram direcionadas às vítimas e suas famílias, e o Brasil expressou veemente repúdio às ações que ameaçam a segurança pública e a estabilidade social do país.

Neste contexto, em 2023, durante a Cúpula de Belém, países da região revitalizaram a cooperação visando um desenvolvimento que una a proteção da floresta à inclusão social. Na reunião, foi feita uma avaliação dos compromissos da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica e aprovada a Declaração de Bogotá, que convoca a novas ações conjuntas.

Os países amazônicos buscam respostas coletivas para desafios comuns, tendo estabelecido redes intergovernamentais em áreas como gestão florestal, controle do fogo, monitoramento hídrico e serviços de saúde. Foi inaugurado o Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia, com o objetivo de intensificar o combate ao crime organizado e aos ilícitos ambientais, e um Mecanismo Amazônico dos Povos Indígenas foi estruturado na OTCA.

A nova edição dos Diálogos da Amazônia visa aprofundar a participação da sociedade civil e fortalecer as vozes de povos indígenas e comunidades tradicionais. Em direção à COP30, os países prometem trazer soluções inovadoras para as questões climáticas e avançar para um modelo de desenvolvimento sustentável que valorize as florestas.

Além disso, foi aprovado um Comunicado Conjunto sobre o Fundo Florestas Tropicais para Sempre, que será lançado em Belém, e que visa remunerar países em desenvolvimento pela redução do desmatamento. Em Bogotá, durante um Diálogo Regional focado nos desafios éticos em preparação para a COP30, o Equador foi elogiado pela apresentação de sua Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) e todos os países da região foram incentivados a seguir o exemplo.

A responsabilidade dos países amazônicos é reconhecida, com um compromisso de trabalhar juntos para evitar que a Amazônia atinja um ponto crítico, enfrentar o crime organizado e assegurar dignidade para a população local. O presidente Petro foi agradecido pela organização da Cúpula e pela acolhida calorosa do povo colombiano.
Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments