Prefeitura promove “pit stop” de atendimentos contra o câncer

Ação faz parte da campanha do Outubro Rosa e também busca arrecadar fraldas para a Frente Nacional de Combate ao Câncer

Dando prosseguimento à campanha do Outubro Rosa no município de Petrópolis, a Prefeitura realiza, nesta terça-feira (26), um “pit stop” de atendimentos na Praça Dom Pedro. A ação acontece de 9h às 16h e tem por objetivo passar orientações sobre o câncer de colo de útero e mama, e arrecadar fraldas para os pacientes atendidos pela Frente Nacional de Combate ao Câncer (FNCC). Além disso, poderão ser feitos testes rápidos de Sífilis, HIV e Hepatites B e C no local e, através de parceria com o Samu, serão realizadas demonstrações de ressuscitação cardiopulmonar.

O governo interino ressaltou a importância das ações que vêm sendo promovidas no município: “A conscientização é, com certeza, o melhor caminho para o diagnóstico precoce do câncer de mama. Alertando as pessoas para os cuidados que devem ser mantidos e levando informação a elas, conseguimos diminuir o número de pacientes com a doença em estágio avançado. Toda essa programação que a Prefeitura proporcionou durante o mês, certamente foi de muito valor para as mulheres”, disse.

Durante todo o mês, o governo municipal promoveu diversas atividades de forma online e presencial por toda a cidade em prol da causa. No último sábado (23) foi realizado o Dia D da campanha Outubro Rosa em mais de 40 unidades de saúde. Foram promovidos exames ginecológicos com coleta de preventivo, solicitação de mamografia, realização de testes rápidos de sífilis, HIV e Hepatites B e C e atividades com as mulheres.

“O câncer é uma doença que pode ser detectada em fases iniciais, por isso, levamos a informação sobre a detecção precoce. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres, portanto, é sempre fundamental que elas tenham o conhecimento suficiente para realizar um autoexame”, ressaltou o secretário de saúde.



Fonte: Prefeitura Municipal de Petrópolis.

Leia mais notícias no Portal Defesa – Agência de Notícias.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário