Os portos públicos da Região Sul estabeleceram um novo recorde no primeiro semestre de 2025, movimentando 60,3 milhões de toneladas, um crescimento de 4,9% em comparação ao mesmo período do ano anterior, quando foram transportadas 57,5 milhões de toneladas. As informações são do Estatístico Aquaviário da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
De acordo com um levantamento realizado pelo Ministério de Portos e Aeroportos, o Porto de Paranaguá, no Paraná, permaneceu no topo do ranking regional com 30,9 milhões de toneladas movimentadas, seguido por Rio Grande, no Rio Grande do Sul, com 14,2 milhões, e São Francisco do Sul, em Santa Catarina, com 8,8 milhões.
Para o ministro Silvio Costa Filho, o resultado ressalta a importância logística da Região Sul. Ele afirmou que o governo se compromete a aumentar ainda mais essa capacidade por meio de investimentos estruturantes, novos leilões e parcerias com o setor privado, visando garantir portos modernos e competitivos. “A Região Sul é estratégica para o agronegócio, a indústria, o comércio e para a geração de empregos e renda em todo o país”, destacou.
A carga conteinerizada foi o grande destaque, apresentando um crescimento de 18,18%, totalizando 14,3 milhões de toneladas. A carga geral também teve avanços, com uma alta de 15,60%, aumentando de 5,7 para 6,6 milhões de toneladas. O granel líquido mostrou uma leve recuperação, alcançando 3,5 milhões de toneladas, com um crescimento de 0,53%. Do volume total, 35,9 milhões de toneladas corresponderam a granéis sólidos, que, apesar de uma redução de 0,83%, ainda são o principal tipo de carga.
Dentre os principais produtos movimentados estão contêineres (14,3 milhões de toneladas), soja (12,6 milhões) e adubos/fertilizantes (8,8 milhões), que impulsionaram o crescimento deste semestre.
O Ministério de Portos e Aeroportos planeja novas rodadas de leilões neste ano com o intuito de aumentar a capacidade operacional da Região Sul e consolidá-la como um hub estratégico do comércio nacional e internacional. Em 2025, será realizada a primeira outorga para a dragagem de um canal de acesso no Porto de Paranaguá, um projeto com investimento previsto em R$ 1 bilhão, que visa ampliar o calado e elevar a capacidade de exportações. Este projeto servirá, ainda, de referência para outras iniciativas, como a dragagem do canal de Santos.
As obras devem gerar empregos durante a execução e, a longo prazo, aumentar a competitividade, atraindo investimentos e fortalecendo o comércio exterior, além de impulsionar a indústria e o agronegócio na economia local.
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