Pneus sem ar podem começar a ser comercializados em 2024

Créditos: O Globo

Uma nova linha de pneus sem ar está sendo desenvolvido pela companhia Michelin. Estes novos pneus farão parte da série Michelin Uptis (Unique Pincture-Proff Tire System).

Eles serão feitos de plástico e, segundo a equipe de funcionários da Michelin que atualmente trabalha em sua criação, será possível ver através deles, em razão do material utilizado para sua composição.

Os pneus da linha Michelin Uptis terão palhetas de plástico reforçadas com fibra de vidro que suportam a banda de rodagem, funcionando como uma alternativa à pressão do ar. 

A partir daí é que os benefícios surgem aos clientes que optarem por esse tipo de pneu no futuro: problemas como pregos tornam-se pequenos incômodos, pois não serão capazes de gerar danos ao pneu. Além disso, cortes nas partes laterais do pneu, que geralmente tornam um pneu irreparável, já não serão mais possíveis. 

Outra vantagem é que não haveria mais a necessidade de verificar o enchimento dos pneus, não precisando nem mesmo manter estepes de pneus no carro. Os macacos e kits de enchimento que a maioria dos motoristas também não sabem muito bem como funcionam também serão coisa do passado com essa nova linha inovadora de pneus.

Pneus estourando, o que leva a inúmeros acidentes fatais por ano, também deixaria de ser um problema. De forma sucinta, essa nova tecnologia para pneus apenas trará benefícios aos seus consumidores.

Os pneus Uptis também oferecerão um benefício ao meio ambiente: a promessa de reduzir em 200 milhões o número de pneus inutilizados no mundo a cada ano, uma vez que o desgaste acelerado devido à inflação inadequada dos pneus não será mais um problema. 

Entretanto, ainda há algumas ressalvas a serem feitas em relação aos novos pneus. Uma delas é a dúvida sobre a compatibilidade destes pneus sem ar. A Michelin em breve deverá falar sobre o tema, mas, até o momento, não sabemos que estes pneus poderão ser utilizados por todo e qualquer carro.

Além disso, também não é possível saber se os sistemas de segurança automotiva existentes, como o sistema de frenagem ABS e o controle de estabilidade, poderão funcionar corretamente com os pneus Uptis.

Uma outra dúvida sobre os pneus dessa nova linha é seu preço. Afinal, a Michelin ainda não compartilhou maiores informações sobre o valor em que eles serão vendidos uma vez que estiverem prontos para comercialização.