sexta-feira, agosto 22, 2025
No menu items!
Google search engine
HomeNotíciasPerícia Conectada efetua mais de 158 mil atendimentos remotos em todo o...

Perícia Conectada efetua mais de 158 mil atendimentos remotos em todo o Brasil

Desde fevereiro de 2024, quando foi implantada a Perícia Conectada no Ministério da Previdência Social, 158.813 pessoas tiveram acesso a atendimentos remotos. Essa nova modalidade visa facilitar o acesso à perícia médica, principalmente em regiões onde há escassez de profissionais da área, o que ajuda a reduzir o tempo de espera e evita que segurados enfrentem longos deslocamentos.

O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, destaca a importância de iniciativas como essa. “Políticas como essa são fundamentais para que o cidadão tenha mais facilidade no acesso aos serviços da Previdência Social. Há idosos que percorrem muitos quilômetros para garantir seus direitos. Estamos comprometidos em empregar a tecnologia para melhorar a vida das pessoas e proporcionar esse atendimento”, disse.

Em relação aos dados regionais, São Paulo apresentou o maior crescimento no país, com 47 agências ativas. O Ceará, por sua vez, lidera em atendimentos, totalizando 28.359 desde o início da implementação da Perícia Conectada.

A iniciativa, desenvolvida em parceria com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), começou com 57 unidades no Nordeste, onde 30 peritos se dedicaram exclusivamente a atender solicitações do Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS) para pessoas com deficiência. A modalidade foi posteriormente expandida para outras regiões do Brasil, incluindo Norte, Centro-Oeste, Sul e Sudeste, e agora também está disponível em unidades itinerantes, como o PREVBarco.

Atualmente, o modelo é utilizado para perícias iniciais relacionadas ao benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença), bem como nas avaliações médicas para requerimentos de BPC e na revisão desses benefícios.

A Perícia Conectada mantém os mesmos padrões de segurança e princípios do atendimento presencial, garantindo a privacidade e o sigilo. O perito ainda possui autonomia para decidir sobre a modalidade do atendimento, que não é obrigatória. Os requerentes são informados sobre o procedimento e têm o direito de escolher via um Termo de Consentimento.

Nos dias 30 e 31 de agosto, serão realizados mutirões de perícia conectada nas agências da Previdência Social em todo o Brasil, com 22.499 atendimentos já agendados.

Para aqueles que desejam antecipar suas perícias, é possível entrar em contato pelo telefone 135, disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h. O serviço também pode ser acessado pelo Meu INSS, disponível no site ou no aplicativo para celular.

Os requerentes devem comparecer à agência no dia e horário agendados para a avaliação pericial, que será realizada por videoconferência em um consultório médico na unidade do INSS escolhida.
Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments