Os nove países que compõem a Floresta Amazônica na América do Sul publicaram um comunicado nesta sexta-feira (22/8), expressando seu apoio à criação do Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF). Este fundo será um mecanismo adicional para financiar ações de preservação, conservação e recuperação ambiental na região. O lançamento está previsto para ocorrer em Belém, durante a Cúpula de Líderes da COP 30, convenção das Nações Unidas sobre Mudança do Clima.
Os países participantes do Tratado de Cooperação Amazônica são:
– Brasil
– Peru
– Colômbia
– Bolívia
– Equador
– Venezuela
– Guiana
– Guiana Francesa
– Suriname
No comunicado, os Presidentes e Chefes de Delegação do Tratado de Cooperação Amazônica se reuniram em Bogotá, na Colômbia, no dia 22 de agosto de 2025, para abordar a importância do TFFF. O documento destaca a relevância da Declaração de Belém, que propõe fortalecer os mecanismos financeiros na região e buscar soluções sustentáveis compartilhadas.
Os líderes reconheceram o trabalho conjunto dos governos do Brasil e da Colômbia na formulação do TFFF, considerado uma iniciativa do Sul Global para mobilizar recursos financeiros em favor da conservação e gestão sustentável das florestas. O TFFF é visto como um instrumento inovador que respeitará a soberania dos países e o papel dos Povos Indígenas e Comunidades Locais.
Os países reafirmaram o compromisso de criar um financiamento previsível e orientado a resultados, apoiando ainda o reconhecimento dos serviços ecossistêmicos fornecidos pelas florestas intactas. A criação do TFFF é compatível com outras iniciativas globais, como o Acordo de Paris e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Além disso, os líderes incentivaram investimentos de países, organizações multilaterais e do setor privado para garantir a efetivação do TFFF, que, segundo eles, também deve valorizar o papel das comunidades locais na conservação das florestas tropicais e promover o bem-estar das gerações futuras.
Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.