segunda-feira, agosto 18, 2025
No menu items!
Google search engine
HomeNotíciasOlavo Noleto, secretário da SRI, participa de evento no Rio de Janeiro...

Olavo Noleto, secretário da SRI, participa de evento no Rio de Janeiro sobre a Estratégia Brasil 2050

O secretário-executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), Olavo Noleto, representou a Secretaria de Relações Institucionais no evento intitulado “Diálogos para a Construção da Estratégia Brasil 2050”. Promovido pelo Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO) e realizado no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o encontro aconteceu na manhã desta terça-feira (17) no Rio de Janeiro.

Durante sua apresentação, Noleto destacou que a Estratégia Brasil 2050 vai além de uma simples visão governamental de curto prazo. “Estamos discutindo contribuições significativas para o futuro do Estado brasileiro, independentemente dos governos futuros. A construção de um planejamento sustentável é fundamental para a democracia e para atender às diversas realidades que compõem o nosso país”, afirmou.

O evento faz parte de uma série de iniciativas regionais do MPO destinadas à elaboração de um plano nacional de desenvolvimento de longo prazo, que se baseia na escuta ativa da sociedade. O objetivo é coletar visões e propostas que ajudem a orientar as escolhas do Brasil até 2050, levando em conta desafios estruturais e oportunidades de desenvolvimento sustentável. Entre os temas abordados, destacam-se a superação das desigualdades sociais e regionais, a transição demográfica, a competitividade produtiva, o crescimento sustentável e as mudanças climáticas.

A Estratégia Brasil 2050, liderada pelo MPO, visa garantir maior previsibilidade nas ações governamentais, melhorar o ambiente de negócios e aumentar a transparência. O ano de 2050 foi escolhido por marcar um ponto intermediário no século e alinhar-se às metas globais de neutralidade nas emissões de gases de efeito estufa. Além disso, a previsão de uma inversão na pirâmide etária do país até 2050 exige ajustes nas políticas públicas nas áreas de saúde, assistência social, educação e trabalho.
Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments