Obras: Brejo do Meio ganha nova Escola Pedro Marinho

A professora Hildamara Costa, gestora da Escola Municipal Pedro Marinho de Oliveira, na Vila de Brejo do Meio, se emociona ao falar da nova escola que recebeu, revitalizada e ampliada e que agora está atendendo os 320 alunos matriculados, de forma presencial, cumprindo os protocolos de biossegurança.

“Eu estou me sentindo deslumbrada com a retomada de nossas atividades presenciais, nós estamos num espaço novo adequado para os alunos e me emocionei muito na última segunda feira quando os alunos choravam e diziam que estavam muito felizes e diziam também que pensavam que nunca mais iam estudar e isso tudo me emocionou muito”, disse.

A nova escola foi ampliada e conta agora com mais três salas de aulas, sala de professores e construído o refeitório. O prédio passou por uma ampla revitalização e troca das partes elétrica e hidráulica, cobertura e novo piso, sendo todo adequado para alunos com deficiência (PcD).

A professora Helânia Costa destaca o novo momento para a educação na vila de Brejo do Meio. “Aqui mudou tudo. A escola ficou com espaço novo, muito ampla e os alunos estão adorando e está muito arejada, ampla, e as salas bem organizadas e para trabalhar está muito melhor também”, disse.

professora Helânia Costa

A escola funciona no lugar atual desde 1978 e atende também alunos de 14 localidades da zona rural, entre elas os Projetos de Assentamentos (PA´s) Alegria, Burgo, Cinzeiro, Iguaçú, Andiroba, 3 Ilhas, Tibiriçá e Buriti. São 315 estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, nos turnos manhã e tarde. No período noturno, funciona a Educação de Jovens e Adultos nas primeira e segunda etapas, correspondendo ao ensino fundamental. As aulas presenciais foram retomadas na última segunda-feira, 22 de novembro.

A comunidade escolar aguarda ansiosa, a cerimônia para a entrega oficial da escola que deve acontecer nos próximos dias. “Está sendo um momento ímpar na vida de cada um de nós e aqui nós temos mais conforto, qualidade de vida e nós sabemos que o ensino não depende de uma estrutura, mas sabemos também que contribui muito e estamos aqui na luta”, finaliza a educadora Hildamara Costa.

Hildamara Costa, gestora da Escola

Repercussão

De toda comunidade escolar, um grupo está ainda mais animado com as novidades: as crianças. “Eu estou achando muito bom porque tem as salas de professores, tem a sala de leitura, a quadra está bonita, novas salas e são muitas salas e eu estou amando voltar pra escola, pois a minha vida estava muito triste sem a minha escola”, disse Beatriz Barbosa de Oliveira, de 9 anos.

“Eu estou gostando da nova escola aqui tudo é bom demais! A nossa sala é nova e tudo está muito bonito e antes não tinha essas salas aqui”, disse José Costa Souza Ramos, de 9 anos.

“Aqui na escola tudo é bom pois está tudo bonito. As salas e a quadra que é bom pra brincar, só não pode sujar a escola porque está muito bonito”, disse Maria Esther Ribeiro Wanderley, de 10 anos.

“Aqui na escola está tudo legal, pois muitas crianças brincam aqui e na escola o que mais gosto é da diversão, da merenda e dos amigos, tudo aqui eu gosto”, disse a pequena Laisa Souza Petry, de 6 anos.

Veja outras fotos:

Texto: Victor Haôr
Fotos: Aline Nascimento



Fonte: Prefeitura Municipal de Marabá.

Leia mais notícias no Portal Defesa – Agência de Notícias.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário