segunda-feira, agosto 18, 2025
No menu items!
Google search engine
HomeNotíciasO Ministério das Comunicações distribuiu computadores a comunidades quilombolas na Bahia, celebrando...

O Ministério das Comunicações distribuiu computadores a comunidades quilombolas na Bahia, celebrando a entrega de 100 mil equipamentos recebidos da Caixa

As comunidades quilombolas da Bahia receberam, nesta sexta-feira (8), 100 computadores durante um evento em Salvador, por meio do programa Computadores para Inclusão, do Ministério das Comunicações. A entrega marca um importante marco, com um total de 100 mil equipamentos (notebooks, CPUs, monitores e periféricos) disponibilizados pela Caixa Econômica Federal desde o início da parceria em 2023.

A iniciativa reforça o compromisso do Governo Federal de expandir o acesso à tecnologia e promover a inclusão digital em comunidades historicamente marginalizadas. Na mesma cerimônia, foi assinado um Termo Aditivo, prorrogando por mais dois anos o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre as instituições, o que deve ampliar as ações de conectividade e transformação social em todo o país.

“O programa Computadores para Inclusão é uma das nossas principais estratégias para democratizar o acesso à tecnologia e garantir oportunidades para todos os brasileiros”, afirmou o ministro das Comunicações, Frederico Siqueira Filho. Ele destacou a importância da parceria com a Caixa para expandir a política pública e atender aqueles que mais necessitam.

Com a renovação do acordo, a doação de notebooks e outros equipamentos continuará, e cerca de 8 mil terminais de autoatendimento (ATMs) também serão incluídos na modernização do parque tecnológico da Caixa.

Neste ano, já foi realizada a doação de notebooks à Comunidade Quilombola de Pitanga de Palmares, em Salvador, como parte de uma mobilização nacional que levará um total de 200 equipamentos a 44 comunidades quilombolas em diversas regiões do Brasil, através do programa Computadores para Inclusão.

Além disso, o Ministério das Comunicações inaugurou um novo laboratório de informática na Associação Beneficente Casa Dom José Rodrigues, em Juazeiro (BA), onde foram doados 20 computadores recondicionados. O ministério também anunciou um investimento superior a R$ 3 milhões em projetos de Robótica Educativa e na ampliação do programa Computadores para Inclusão.

Coordenado pelo Ministério das Comunicações, o programa reaproveita computadores de órgãos públicos que seriam descartados. Mais de 62,5 mil equipamentos já foram restaurados e doados a laboratórios de informática em mais de 1,2 mil municípios brasileiros. Além disso, foram oferecidos 281 cursos, capacitando mais de 57,7 mil alunos para o mercado de trabalho e garantindo a destinação adequada de 9,5 mil toneladas de resíduos. Essa iniciativa integra inovação, educação e sustentabilidade, promovendo a cidadania digital e criando oportunidades para milhares de brasileiros.
Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments