quinta-feira, agosto 21, 2025
No menu items!
Google search engine
HomeNotíciasNova versão do Mapas Culturais é lançada

Nova versão do Mapas Culturais é lançada

A versão 7.6 do Mapas Culturais foi lançada. Esta atualização do software livre, voltado para o mapeamento colaborativo e gestão do fomento à cultura, resulta de uma parceria entre o Ministério da Cultura (MinC), a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a empresa de desenvolvimento digital hacklab/.

A subsecretária de Gestão Estratégica do MinC, Letícia Schwarz, destacou que a nova versão surge da necessidade de modernização dos sistemas digitais para a gestão cultural. Com a implementação da Política Nacional Aldir Blanc, que prevê repasses significativos para estados e municípios, a otimização dos processos e a sistematização da coleta de dados para avaliação de resultados tornaram-se essenciais.

Entre as novas funcionalidades do software está o plano de metas, que permite ao agente cultural detalhar produtos, ações e metas relacionadas ao projeto a ser fomentado. Este mecanismo facilita o acompanhamento da execução. O sistema também introduz uma etapa de monitoramento e prestação de informações, que possibilita a interação entre a gestão pública e os contemplados durante todo o ciclo do projeto.

Outro avanço é a possibilidade de realizar procedimentos do módulo de recursos diretamente pela plataforma, integrando esta funcionalidade às fases de seleção, habilitação e prestação de informações.

O lançamento ocorreu em evento virtual nesta terça-feira (19), destinado a gestores, desenvolvedores e membros da comunidade Mapas. Durante a apresentação, representantes do MinC, da UFPR e da hacklab/ discutiram o Mapa da Cultura como uma ferramenta estratégica para a gestão do fomento cultural e as inovações trazidas pela versão 7.6.

A professora Déborah Rebello de Lima, coordenadora do projeto na UFPR, enfatizou os esforços da equipe ao longo de quase dois anos para qualificar o ecossistema de soluções digitais para a cultura. Já Lívia Ascava, sócia e diretora da hacklab/, rememorou a trajetória de 12 anos do Mapas Culturais, que foi criado com a intenção de ser um bem comum para o setor cultural.

O evento também disponibilizou uma transmissão online e um repositório no GitHub para acesso aos recursos do MinC.
Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments