quarta-feira, setembro 10, 2025
No menu items!
Google search engine
HomeNotíciasNo Vale do Javari, a iniciativa "Agora Tem Especialistas" realiza um novo...

No Vale do Javari, a iniciativa “Agora Tem Especialistas” realiza um novo mutirão em território indígena, segundo a Agência Gov

O programa “Agora Tem Especialistas” realiza, nesta sexta-feira (29), um mutirão na Aldeia Itacoai, no Amazonas, com o objetivo de reduzir o tempo de espera para consultas e exames. A ação é voltada para povos indígenas isolados do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Vale do Javari e oferece atendimentos em oftalmologia, pediatria, saúde da mulher e infectologia, além de exames laboratoriais e ultrassonografias. Essa é a terceira mobilização promovida pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS), e atenderá 1.317 indígenas do povo Kanamari.

Até o dia 7 de setembro, os cidadãos poderão acessar consultas e exames diversos. A segunda fase da ação, que ocorrerá nos próximos meses, será dedicada a cirurgias oftalmológicas e atendimento focado na saúde da mulher.

Esse mutirão é parte de um total de cinco ações planejadas para os meses de agosto a novembro em regiões indígenas de difícil acesso nos estados do Amazonas, Acre e Mato Grosso. Apenas em agosto, duas mobilizações foram realizadas nos DSEIs Alto Rio Solimões e Médio Rio Solimões, totalizando 15,2 mil atendimentos.

O calendário do programa prevê, até novembro, mais dois mutirões nos DSEIs Xavante (MT) e Alto Rio Juruá (AC). A iniciativa visa reafirmar o compromisso do Sistema Único de Saúde em oferecer serviços de média e alta complexidade às comunidades indígenas mais remotas do país, conforme destacado pelo secretário de Saúde Indígena do Ministério da Saúde.

Os dois primeiros mutirões realizados contabilizaram 15,2 mil atendimentos. O primeiro aconteceu na Aldeia Belém dos Solimões, em Tabatinga (AM), beneficiando as comunidades Tikuna, Kokama, Kambeba e Kanamari, incluindo 182 cirurgias oftalmológicas e a entrega de 651 óculos. O segundo, realizado na Aldeia Morada Nova, em Itamarati (AM), garantiu 624 atendimentos, com destaque para 311 consultas em oftalmologia.

A próxima etapa compreenderá cirurgias oftalmológicas e de saúde da mulher, apoiada por um Centro Cirúrgico Móvel de Saúde Especializada, que terá adaptações para respeitar a cultura indígena, incluindo o uso de redes para a recuperação dos pacientes.
Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments