A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, esteve presente nesta quinta-feira (14/8) em um debate sobre participação social na COP30, realizado pelo Fórum Interconselhos, em Brasília (DF). Com a temática “Reconstrução da Participação Social”, o encontro visa aprimorar os canais de diálogo entre o governo federal e a sociedade civil.
Durante o evento, Marina Silva reafirmou o compromisso do governo em estabelecer esta comunicação. “No Brasil, a participação da sociedade é uma marca distintiva”, destacou, afirmando que um verdadeiro mutirão envolverá a colaboração de diversos países, setores e segmentos da sociedade.
Ela reconheceu que a conferência enfrenta o desafio de concretizar as decisões tomadas anteriormente e sublinhou a necessidade de assegurar os recursos e investimentos que viabilizem uma transição justa para os países em desenvolvimento. Além disso, a ministra defendeu que a COP30 produza um novo marco de referência para os anos vindouros.
Ana Toni, diretora-executiva da COP30, enfatizou a relevância da sociedade civil nas discussões. “A gestão busca incluir desde sua governança, e acreditamos que uma das grandes marcas desta COP será a co-construção”, afirmou.
Kelli Mafort, secretária-executiva da Secretaria-Geral da Presidência da República, ressaltou a importância da participação popular e a atuação da sociedade civil nas áreas relacionadas à conferência, destacando sua contribuição essencial para a participação social.
Mário Mottin, chefe da Divisão de Ação Climática do Itamaraty, salientou que o êxito das negociações depende do engajamento da sociedade civil, instando todos a se informarem e a participarem ativamente do processo.
O debate contou ainda com a presença de Kleber Karipuna, coordenador executivo da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), e Sonia Coelho, integrante da Marcha Mundial das Mulheres.
As discussões e contribuições obtidas no evento serão organizadas pela Secretaria Nacional de Participação Social e servirão como base para a próxima fase do Fórum Interconselhos, que ocorrerá em outubro. O documento final será apresentado na COP30, em novembro, em Belém (PA).
O Fórum é um espaço intersetorial dentro da administração direta do governo federal, reunindo representações de conselhos e colegiados com participação social. O evento, que começou na quarta-feira (13/8) no Ministério de Minas e Energia, também tratou de temas como plebiscito popular e ações de educação social em vários territórios do país.
A nova versão da plataforma digital do governo inclui planos intersetoriais dos ministérios, conferências nacionais e espaços de participação digital atualizados, permitindo que conselhos e colegiados tenham informações mais acessíveis, com páginas específicas para cada fórum estadual e seus territórios.
Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.