Evidenciar os benefícios da qualificação profissional para impulsionar empreendimentos rurais e promover a geração de emprego e renda no Brasil é o objetivo de uma série de transmissões ao vivo do Projeto Experiências do Brasil Rural, iniciativa do governo federal focada no desenvolvimento do turismo rural. A primeira live, que ocorrerá às 18h30 desta terça-feira (20/07) pelo YouTube do Ministério do Turismo (MTur), será conduzida por Silvia Pinheiro, proprietária do Sítio Pinheiros, reconhecido por suas práticas de turismo rural em Brazlândia (DF).
Os seminários virtuais “Visões de Mercado” são resultado de uma parceria entre os ministérios do Turismo e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) com a Universidade Federal Fluminense (UFF). O evento reunirá empreendedores que, por meio de capacitações, conseguiram transformar seus negócios em exemplos de sucesso no setor.
A participação é aberta ao público e irá contar, na quinta-feira (22/07), também às 18h30, com Marcelo Weiler, sócio do Restaurante Pitanga ao Ar Livre, localizado em Itacoatiara, Niterói (RJ).
O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, destaca que compartilhar exemplos de sucesso pode inspirar inovações e apoiar a recuperação do setor pós-pandemia. Segundo ele, “a tendência global é a crescente demanda por turismo de natureza, e nossos atrativos do campo são incomparáveis. Este é um momento propício para detectar oportunidades de empreender, diversificar nossa oferta turística e contribuir para a economia dos destinos rurais”.
O projeto Experiências do Brasil Rural busca promover produtos e serviços da agricultura familiar associados ao turismo, criando experiências memoráveis para os visitantes e alternativas de renda através do desenvolvimento e posicionamento de roteiros turísticos. Oito roteiros selecionados em quatro regiões do país, que produzem queijos, vinhos, cervejas e frutos da Amazônia, receberão suporte técnico para estruturar e comercializar suas ofertas.
Os roteiros contemplados incluem a Rota Amazônia Atlântica, no Pará; a Terra Mãe do Brasil, na Bahia; o Agroturismo do Espírito Santo; a Rota do Queijo Terroir Vertentes e a Rota Gourmet das Terras Altas da Mantiqueira, em Minas Gerais; o Caminhos do Campo, em Santa Catarina; e a Ferradura dos Vinhedos e o Roteiro Farroupilha Colonial, no Rio Grande do Sul.
William França, secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo do MTur, destaca que os painéis virtuais fazem parte do processo de capacitação dos roteiros beneficiados. “Após um diagnóstico inicial que identificou pontos fortes e oportunidades de melhoria, agora avançamos para a qualificação dos roteiros e dos empreendedores associados ao turismo. Este processo certamente contribuirá para a consolidação de uma política sustentável de desenvolvimento do turismo rural, com impactos positivos na inclusão social e na oferta de produtos e serviços para os visitantes”, afirma.
Os seminários também contarão com a participação de Nicole Facuri, diretora do Departamento de Inteligência Mercadológica e Competitiva do Turismo do MTur; Mateus Rocha, coordenador-geral de Acesso a Mercados do MAPA; e Osiris Marques, professor do Departamento de Turismo da UFF e coordenador do projeto Experiências do Brasil Rural. As informações serão compartilhadas com os roteiros envolvidos e outros empreendimentos, ampliando o alcance e a disseminação dos conhecimentos.
Silvia Pinheiro, que administra o Sítio Pinheiros há 17 anos, reestruturou suas atividades durante a pandemia, transformando o espaço em uma hospedagem familiar, centrada em experiências que promovem a conscientização ambiental. Por sua vez, Marcelo Weiler, afetado pela pandemia, converteu um espaço ocioso em um restaurante inovador e agora oferece aos clientes uma experiência única, unindo gastronomia com produtos locais.
Uma nova etapa do “Visões de Mercado”, programada para 21 a 30 de setembro, incluirá seis palestras virtuais com especialistas em temas identificados pelos diagnósticos realizados pelo projeto. A etapa final consistirá em “Oficinas de Experiências” destinadas à formatação de vivências turísticas, culminando em ações de promoção e comercialização de roteiros.
Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.