domingo, agosto 17, 2025
No menu items!
Google search engine
HomeNotíciasMJSP promove a integração das forças de segurança como estratégia no combate...

MJSP promove a integração das forças de segurança como estratégia no combate à criminalidade

Manaus, 14/08/2025 – A adoção de uma abordagem multidisciplinar e a integração das forças de segurança são consideradas essenciais para o combate à criminalidade e para o fortalecimento da segurança pública no Brasil. Essa análise foi realizada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e pelo secretário Nacional de Segurança Pública, Mario Sarrubbo, durante a abertura do 19º Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), na quarta-feira (13), em Manaus (AM).

Em mensagem veiculada em vídeo, o ministro enfatizou que a luta contra o crime demanda uma atuação coordenada e uma inteligência estratégica. “Hoje, a criminalidade é global. Portanto, é necessário um esforço coletivo com uma visão multidisciplinar. A segurança deve ser construída com planejamento e estratégia”, ressaltou.

Lewandowski também sublinhou a relevância da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública, que busca a integração das forças policiais em nível nacional, mencionando o Plano Amazônia: Segurança e Soberania (Plano Amas) como um exemplo de colaboração internacional. Este plano reúne nove nações da região amazônica para enfrentar delitos como garimpo ilegal, tráfico de drogas, extração de madeira ilegal, entre outros crimes transnacionais.

No evento, Sarrubbo enfatizou a importância da reunião, considerando a relevância estratégica da Amazônia para a segurança do país e a proximidade da COP 30, programada para novembro em Belém (PA). Ele ainda alertou sobre a importância de combater o recrutamento de crianças e adolescentes pelo crime organizado.

“É fundamental priorizar nossas crianças e romper com o ciclo de aliciamento. Simultaneamente, devemos fortalecer nossas forças policiais e implementar políticas públicas efetivas para construir um Brasil mais seguro e justo”, declarou.

A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o secretário Nacional de Políticas Penais (Senappen), André Garcia; a secretária Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad), Marta Machado; e a diretora do Sistema Único de Segurança Pública (Dsusp), Isabel Figueiredo, entre outros.

Sobre o evento

O 19º Encontro do FBSP, que se estenderá até a sexta-feira (15), reúne profissionais de segurança, gestores públicos e pesquisadores para debater a segurança pública como um direito fundamental da cidadania. Nesta edição, o foco é os desafios da segurança na Amazônia, abordando temas como emergência climática, proteção das cidades e da floresta, combate ao crime organizado e à lavagem de dinheiro, assim como a violência contra mulheres, crianças e adolescentes e o uso de novas tecnologias para fortalecer o Sistema Único de Segurança Pública (Susp).

Programação

Nesta quinta-feira (14), será lançada a quarta edição da Revista Susp, que aborda os desafios da segurança pública na Amazônia Legal. A publicação abrangerá artigos e ensaios de especialistas e profissionais da área. As submissões para os próximos dois números estão abertas, com temas relacionados a 20 anos da Rede EaD-Senasp e o Uso da Força em Segurança Pública, sendo que as edições estão previstas para serem lançadas no segundo semestre de 2025 e no primeiro semestre de 2026.

Na sexta-feira (14), Isabel Figueiredo participará de dois painéis: “Cultura do Cuidado: O Desafio de Promover Saúde Mental nas Instituições de Segurança Pública” e “40 Anos das Delegacias Especializadas de Atendimento às Mulheres (Deams): Desafios e Caminhos para Ampliar o Atendimento Especializado.”

Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments