Brasília, 11 de agosto de 2025 – O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) firmou uma parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) para acelerar a implementação de duas iniciativas importantes: o Projeto Hermes, que utiliza inteligência artificial para o atendimento de chamados de emergência, e uma nova versão do programa Celular Seguro.
O acordo faz parte do Programa Startup Gov.br, que visa apoiar e agilizar projetos de transformação digital do Governo Federal. O anúncio oficial foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira (11). A parceria terá duração de 18 meses e não envolverá transferências de recursos financeiros entre os ministérios.
O Projeto Hermes é uma inovação que visa modernizar o atendimento em situações de emergência, como os serviços de socorro 190 e 193, ao automatizar a transcrição e o processamento de informações coletadas durante as chamadas. Essa tecnologia permitirá que os atendentes se concentrem mais na interação com os solicitantes, promovendo um atendimento mais humano.
Com a utilização da inteligência artificial, espera-se reduzir em 50% o tempo de atendimento das mais de 183 milhões de chamadas recebidas anualmente. Além disso, a iniciativa deverá aumentar a quantidade de informações registradas a cada ocorrência, contribuindo para a eficiência dos serviços de emergência.
Para Mario Sarrubbo, secretário Nacional de Segurança Pública do MJSP, o suporte do MGI é essencial para acelerar as respostas a demandas sociais. Sarrubbo enfatiza que "o Projeto Hermes representa um novo padrão de atendimento pelos sistemas 190 e 193, com mais tecnologia e agilidade".
Essa iniciativa promete trazer melhorias na gestão da segurança pública, aumentando a eficiência na prestação de serviços, otimizando respostas operacionais e fornecendo dados importantes para o desenvolvimento de políticas públicas.
Luanna Roncaratti, secretária adjunta de Governo Digital, ressaltou a relevância dos dois projetos para a sociedade, afirmando que eles impactarão a vida de milhões de brasileiros. A secretária afirmou que a MGI fornecerá suporte técnico e ferramentas tecnológicas para viabilizar essas entregas.
Nova Versão do Celular Seguro
A colaboração com o MGI também possibilitará o lançamento de uma versão renovada do programa Celular Seguro, lançado pelo MJSP em dezembro de 2023. André Leite, diretor do programa, destacou que a parceria reforça a importância do Celular Seguro na luta contra crimes envolvendo dispositivos móveis, pois acelerará a integração entre as bases de dados das unidades federativas.
Com mais de 3 milhões de usuários, a plataforma permite que cidadãos reportem roubos e solicitem o bloqueio de aparelhos, linhas telefônicas e acesso a aplicativos bancários.
Entre as melhorias que a nova versão do Celular Seguro trará, estão a implementação de pré-validação cadastral, o desenvolvimento de módulos gerenciais para auxiliar gestores e a integração das bases de boletim de ocorrência para consultas do IMEI.
Startup Gov.br
Criado em 2021, o programa Startup Gov.br do MGI tem o objetivo de apoiar órgãos do Governo Federal na realização de entregas qualificadas de impacto significativo em termos de transformação digital. Atualmente, o portfólio do programa conta com 29 startups, além de 19 projetos já concluídos.
Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.