Os ministros das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, e da Cultura, Margareth Menezes, lançam nesta sexta-feira (8) em Salvador (BA) o Programa Cultura Conectada. O objetivo da iniciativa é promover a transformação digital em territórios culturais e tradicionais por meio da entrega de computadores recondicionados e da oferta de formação digital.
O programa será realizado em parceria com o projeto Computadores para Inclusão, do Ministério das Comunicações, e está inserido em um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) que será assinado entre as duas pastas. A ação visa implementar iniciativas conjuntas de inclusão digital especificamente no setor cultural brasileiro, com ênfase em comunidades historicamente excluídas do acesso à tecnologia.
Além do Cultura Conectada, o ACT inclui o lançamento de dois eixos programáticos: Afro-Digital – Conectando Quilombos e Terreiros, em colaboração com a Fundação Cultural Palmares, e o Cultura Viva Conectada – Comunicação e Territórios em Rede, destinado à inclusão digital dos Pontos de Cultura em todo o país.
O Programa Cultura Conectada é uma política pública em desenvolvimento, que busca ampliar o acesso à tecnologia e à conectividade entre agentes culturais, especialmente aqueles envolvidos em ações afirmativas e que atuam em territórios periféricos, quilombolas e tradicionais.
Com 18 anos de atuação, o Programa Computadores para Inclusão recondiciona equipamentos eletrônicos por meio de centros parceiros e doa os computadores a pontos de inclusão digital em todo o Brasil.
Serviço
Evento: Lançamento do Programa Cultura Conectada e assinatura de Acordo de Cooperação Técnica
Data: Sexta-feira, 8 de agosto de 2025
Hora: 15h30
Local: Forte Capoeira – Largo Santo Antônio Além do Carmo – Salvador (BA)
Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.