O Ministro de Estado das Relações Exteriores, Embaixador Mauro Vieira, se reuniu hoje (6/8) no Rio de Janeiro com o Secretário-Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Albert Ramdin. A ocasião marcou as celebrações do 50º aniversário do Curso de Direito Internacional da Comissão Jurídica Interamericana (CJI).
A CJI, sediada no Rio, atua como órgão consultivo da OEA em assuntos jurídicos, promovendo o desenvolvimento e a codificação do direito internacional. Atualmente, é presidida pelo professor George Galindo, consultor jurídico do Itamaraty.
Esta é a primeira visita de Ramdin ao Brasil desde que assumiu o cargo em 30 de maio. Durante a reunião, Mauro Vieira e Ramdin abordaram maneiras de aprofundar a cooperação hemisférica e discutir iniciativas de colaboração entre o Brasil e a OEA, além de temas como a situação no Haiti e as perspectivas de reforma da organização.
O Ministro destacou a importância da OEA na reconstrução e desenvolvimento do Haiti, complementando os esforços das Nações Unidas. O Brasil, um dos membros fundadores da OEA, criada em 1948, fundamenta sua atuação na organização em quatro pilares: democracia, direitos humanos, desenvolvimento integral e segurança hemisférica.
Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.