O quarto e último episódio da primeira temporada do videocast “Nosso Patrimônio” será exibido nesta quinta-feira (28), às 19h30, no Canal Gov. O programa contará com a participação da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, e da atriz e psicóloga Maria Paula Fidalgo, que discutirão a relevância da preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro para o desenvolvimento nacional e seu impacto nas condições sociais e materiais de vida.
Durante o debate, mediado pelo presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Leandro Grass, a ministra abordou a ideia de legado e a conciliação entre conservação e progresso, lembrando da figura de Chico Mendes, reconhecido ativista ambiental. Marina destacou a importância da casa do seringueiro como símbolo da capacidade de realizar grandes contribuições com poucos recursos. A residência, tombada pelo Iphan em 2007, serve como um exemplo de como a preservação da natureza é fundamental para o desenvolvimento das capacidades humanas.
Ao responder a uma pergunta sobre a relação entre licenciamento ambiental e direitos, a ministra enfatizou que as normas de licenciamento não devem ser vistas como obstáculos, mas sim como oportunidades de harmonização entre história e presente. “O futuro é apenas pretexto para fazermos as coisas agora. Precisamos preservar o patrimônio e o meio ambiente, ou o futuro ficará comprometido”, alertou.
Maria Paula Fidalgo também comentou que a cultura e a preservação do patrimônio representam um “soft power” para o Brasil no cenário global. “Apesar das desigualdades sociais, a cultura unifica o povo, transformando-se em força e potencial. A preservação do patrimônio é essencial para um futuro saudável”, argumentou.
Produzido pelo Iphan em parceria com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), o videocast “Nosso Patrimônio” celebra o mês do patrimônio. Os episódios estão disponíveis no canal do Iphan no YouTube e na Rádio Gov. Esse quarto episódio será reprisado na programação do Canal Gov na sexta-feira às 0h30, 3h30, 9h e 14h; no sábado às 18h30; e à meia-noite de domingo para segunda.
Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.