O terceiro episódio do videocast “Nosso Patrimônio” será exibido nesta quinta-feira (21), às 19h30, no Canal Gov. Os convidados incluem a ministra da Cultura, Margareth Menezes, e o diretor do Departamento de Patrimônio Imaterial (DPI) do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Deyvesson Gusmão. A conversa, mediada pelo presidente do Iphan, Leandro Grass, abordará a gestão compartilhada do patrimônio cultural, enfatizando o pertencimento dos cidadãos a partir de suas vivências em localidades reconhecidas como bens culturais nacionais.
Margareth Menezes, natural de Salvador (BA), ressaltou que o status de patrimônio pertence também à população que vive nas cidades. A ministra afirmou: “Quando um equipamento é considerado histórico, é porque algo que aconteceu ali faz parte da memória da sociedade”, e destacou a importância da recuperação das políticas de preservação nos últimos anos. Ela acredita que, com o reconhecimento ao Iphan, há uma nova onda de investimentos voltados para a manutenção dos centros históricos, ainda que isso represente um processo em construção.
Deyvesson Gusmão reforçou a importância da participação social na administração dos patrimônios, unindo a sociedade civil e os poderes públicos. Segundo ele, “no contexto de centro histórico, estamos tratando de sentidos e valores atribuídos pelas pessoas às edificações. Patrimônio material e imaterial são faces da mesma moeda, pois ambos envolvem atribuições de valor feitas pelos habitantes do lugar.” O diretor enfatizou que a gestão do patrimônio deve ser feita em conjunto com a sociedade civil, uma vez que a colaboração é fundamental para um gerenciamento eficaz.
Produzido em parceria com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e transmitido na TV aberta pelo Canal Gov, o videocast “Nosso Patrimônio” contará com quatro episódios ao longo do mês de agosto, dedicado ao patrimônio. Os episódios anteriores já estão disponíveis no canal do Iphan no YouTube.
Além de suas estreias, o videocast terá reprises na programação do Canal Gov, que ocorrerão às sextas-feiras à 0h30, 3h30, 9h e 14h; aos sábados às 18h30; e à meia-noite (0h) de domingos para as segundas. Os episódios também poderão ser ouvidos na programação da Rádio Gov e assistidos nos canais do YouTube tanto do Canal Gov quanto do Iphan.
Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.