quinta-feira, agosto 21, 2025
No menu items!
Google search engine
HomeNotíciasMinistério do Turismo anuncia crescimento do setor no governo Lula na abertura...

Ministério do Turismo anuncia crescimento do setor no governo Lula na abertura do Salão do Turismo

O turismo no Brasil atravessa um momento histórico, marcado por um aumento significativo das viagens, melhorias na qualidade dos serviços e um crescimento na renda disponível. Durante a abertura do 9º Salão do Turismo, realizada nesta quinta-feira (21), uma pesquisa inédita revelou que cerca de 55 milhões de brasileiros realizaram ao menos duas viagens desde o início do governo Lula, em 2023. O levantamento, feito pelo Ministério do Turismo em parceria com a Nexus, destaca o setor como um dos principais pilares da economia nacional.

O estudo evidencia que 63% dos turistas aumentaram ou mantiveram o número de suas viagens nos últimos meses, com 25% destes afirmando que viajaram mais desde 2023, o que representa cerca de 18 milhões de brasileiros. Além disso, quase um terço dos viajantes frequentes notou melhorias na qualidade das experiências turísticas, ligadas ao aumento do orçamento familiar para viagens. Mais da metade dos entrevistados (55%) declarou ter ampliado seus gastos com turismo, sendo que um em cada três aumentou significativamente esse investimento. Essa percepção de maior acessibilidade se deve à redução dos preços de passagens, hospedagens e alimentação, além do crescimento da renda familiar.

A cerimônia de abertura do Salão contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e o ministro do Turismo, Celso Sabino. O evento, que prossegue até sábado (23), reúne os principais destinos e experiências turísticas do Brasil.

Em seu discurso, Celso Sabino expressou otimismo ao afirmar que até o final do ano, 57 milhões de brasileiros poderiam viajar pelas cinco regiões do país, sublinhando o avanço do setor como motor da economia. “Os dados demonstram que estamos no caminho certo! O turismo caminha para ser uma das atividades econômicas mais relevantes do país”, declarou.

O vice-presidente Alckmin também enfatizou o papel do turismo na geração de empregos e na distribuição de renda. “Quando você conhece outra região, aprende mais. O turismo aproxima povos e melhora a renda do povo, para que mais brasileiros possam viajar e promover o nosso país”, destacou.

Dados apresentados durante o evento indicam que cerca de 74 milhões de brasileiros notam a evolução do turismo desde 2023, impulsionada por iniciativas governamentais voltadas à expansão da conectividade aérea e a programas de incentivo. No panorama do turismo doméstico, os números também são alentadores. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) revelou que, de janeiro a julho, 57 milhões de passageiros transitaram pelos aeroportos brasileiros, representando um aumento de 8% em relação ao ano passado.

O desempenho do turismo está inserido em um contexto de avanço econômico e social. O Brasil atingiu a menor taxa de desemprego da série histórica (5,8%) e criou mais de 200 mil novas vagas no setor de turismo nos últimos 12 meses. Avanços significativos também foram registrados na luta contra a fome, com o país saindo do Mapa da Fome.

Durante o Salão, foi lançado o guia “Dicas para Atender Bem Turistas Mulheres”, que oferece orientações para que negócios e serviços turísticos proporcionem experiências mais seguras e inclusivas. Este material é resultado de uma colaboração entre mulheres viajantes e especialistas. Um segundo guia, focado em mulheres que viajam sozinhas, será divulgado ainda este ano, com uma consulta online em andamento para coletar opiniões desse público até 1º de setembro.
Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments