O Hospital de Amor, localizado em Barretos (SP) e reconhecido mundialmente pelo atendimento oncológico gratuito e humanizado, recebeu nesta sexta-feira (22) uma doação de 200 computadores do Ministério das Comunicações. A entrega foi realizada pelo ministro Frederico de Siqueira Filho e visa fortalecer a infraestrutura tecnológica da instituição, aumentando o suporte aos pacientes em tratamento.
Durante a entrega, o ministro destacou a importância da tecnologia como uma aliada na saúde pública. “A tecnologia se transforma em cuidado e se traduz em humanidade. O Hospital de Amor já é reconhecido pela excelência no atendimento. A chegada da inovação, em um local movido pela solidariedade, gera resultados imediatos: menos espera, mais conforto e, principalmente, mais esperança”, afirmou Frederico.
Os computadores fazem parte do Programa Computadores para Inclusão, que adota a economia circular, recondicionando equipamentos obsoletos de órgãos públicos em Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs) para serem redistribuídos a escolas, hospitais, centros socioeducativos e comunidades em situação de vulnerabilidade.
Henrique Prata, presidente do Hospital de Amor, comentou sobre a importância da doação: “Esse novo acervo é um presente em um momento de expansão. O Ministério das Comunicações realiza uma entrega que impactará a vida das pessoas”.
Além de beneficiar instituições, muitos dos computadores são empregados em cursos de informática, capacitando milhares de brasileiros para o mercado de trabalho. “Nos últimos anos, já foram fornecidos mais de 63 mil computadores em todo o Brasil, com vários deles auxiliando escolas e comunidades, além de hospitais”, acrescentou o ministro.
Dos 200 computadores doados, 15 serão usados para equipar um Ponto de Inclusão Digital (PID) dentro do hospital, destinado a familiares de pacientes. Este espaço permitirá o acesso à tecnologia para compromissos profissionais, estudos e comunicação à distância.
Frederico também enfatizou o compromisso do governo federal em promover a inclusão digital: “Esse é o foco do governo do presidente Lula: cuidar do povo. No Ministério das Comunicações, temos vários programas voltados para melhorar a qualidade de vida da população. Nossa prioridade é promover conectividade e inclusão digital em todo o país”.
Antes da cerimônia de entrega, o ministro visitou as instalações do hospital, conhecendo parte da equipe e acompanhando alguns procedimentos. Ele expressou gratidão à direção do hospital e à comunidade local: “O governo acredita que investir em saúde é também investir em conectividade e inovação. Barretos mostra que solidariedade salva vidas, e nosso compromisso é contribuir com equipamentos, internet e a presença do Estado. Continuaremos a agir com foco no que realmente importa: cuidar das pessoas”.
Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.