sexta-feira, agosto 22, 2025
No menu items!
Google search engine
HomeNotíciasMinistério das Comunicações divulga os representantes da sociedade civil que participarão do...

Ministério das Comunicações divulga os representantes da sociedade civil que participarão do Plano Nacional de Inclusão Digital

O Ministério das Comunicações (MCom) divulgou, nesta sexta-feira (22), os representantes da sociedade civil e do meio acadêmico que farão parte das Câmaras Temáticas do Grupo de Trabalho Interministerial (GTI), encarregado de elaborar o Plano Nacional de Inclusão Digital (PNID). Com essa iniciativa, o Governo Federal almeja garantir que todos os brasileiros tenham acesso ao mundo digital.

Em parceria com a Casa Civil da Presidência da República, o MCom coordenará o GTI, que terá duas frentes de atuação: Oferta, que abrange infraestrutura, qualidade de conexão, segurança cibernética e equipamentos, e Demanda, focada em habilidades digitais, letramento, educação para acesso seguro e acessibilidade financeira.

O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, ressaltou que o PNID será um divisor de águas na redução das desigualdades e na promoção do acesso universal à internet. "Esse projeto demandará um grande empenho de todos os participantes. Precisamos mapear áreas remotas e rurais para que o governo implemente políticas públicas eficazes. A determinação do presidente Lula é clara: nenhum brasileiro deve ficar fora da inclusão digital. O PNID será crucial para eliminar as lacunas que ainda persistem", declarou.

O GTI terá como atribuição elaborar um diagnóstico sobre a inclusão digital no país, estabelecer estratégias para combater a desigualdade de acesso e produzir um relatório final que servirá de alicerce para o Plano Nacional de Inclusão Digital.

Composição das Câmaras Temáticas

Câmara de Oferta – Esta câmara será responsável por fornecer subsídios técnicos sobre a disponibilidade de infraestrutura, qualidade da conexão, equipamentos terminais, segurança cibernética e infraestrutura crítica.

Participantes:

  • Organizações da Sociedade Civil (OSC): Instituto Nupef, Instituto Bem Estar Brasil e Associação Mega Edu
  • Sociedade Civil Produtiva: Huawei do Brasil Telecomunicadores Ltda, Associação P&D do Brasil e ABRINTEL
  • Sociedade Civil Acadêmica/Especialistas: Coletivo Digital

Câmara de Demanda – Focada na organização de discussões sobre habilidades digitais, letramento digital, educação para acesso seguro e acessibilidade financeira a serviços e equipamentos.

Participantes:

  • Organizações da Sociedade Civil (OSC): Instituto de Defesa dos Consumidores, Instituto de Tecnologia Social, Instituto Tecnológico Inovação, Instituto Paramitas e Palavra Aberta
  • Sociedade Civil Produtiva: ABERT, Comitê para a Democratização da Informática
  • Sociedade Civil Acadêmica/Especialistas: Fundação Getúlio Vargas e Instituto de Referência em Internet e Sociedade (IRIS)

Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments