O Ministério das Comunicações tem intensificado a concessão de autorizações para emissoras de rádio das capitais retransmitirem suas programações para cidades do interior, com o intuito de ampliar a cobertura na Amazônia Legal. Nos últimos dois anos e meio, conforme dados da Secretaria de Radiodifusão, as autorizações aumentaram 1.860%, passando de 25 no governo anterior para 490 atualmente.
O ministro Frederico de Siqueira Filho expressou contentamento com os resultados, creditando o sucesso à equipe técnica da Serad. Ele enfatizou que as autorizações realizadas contribuem para levar informações regionais e cultura local a milhares de brasileiros em áreas remotas, alinhando-se à diretriz do presidente Lula de manter a população bem-informada e com acesso ao entretenimento.
O sistema, conhecido como RTR, serve para retransmitir simultaneamente os sinais das emissoras de rádio FM das capitais para municípios do mesmo estado. A região da Amazônia Legal abrange os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e Maranhão.
Além disso, o relatório divulgado pela Serad revela um aumento significativo nas autorizações para instalação de retransmissores de sinais digitais de TV, que cresceu seis vezes em comparação ao governo anterior, registrando um aumento de 626% com 1.126 autorizações emitidas no atual governo, em contraste com as 155 do período anterior.
Entre janeiro de 2019 e junho de 2021, foram emitidas 122 consignações, enquanto entre janeiro de 2023 e junho de 2025, esse número salta para 1.014. O crescimento nas autorizações para rádios comunitárias também merece destaque, com um incremento de 222%, passando de 85 para 274 autorizações na gestão atual.
Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.