terça-feira, agosto 19, 2025
No menu items!
Google search engine
HomeNotíciasMinistério da Gestão assina acordo para implementar o Programa Engraxate Brasil nos...

Ministério da Gestão assina acordo para implementar o Programa Engraxate Brasil nos prédios do ColaboraGov

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) assinou um Acordo de Cooperação com a Associação de Moradores de Samambaia (AMS) para implementar o Programa Engraxate Brasil nos edifícios do Centro de Serviços Compartilhados do MGI, localizado em Brasília. O programa, que já atua em parceria com diversos órgãos públicos e entidades privadas, receberá apoio do ministério para expandir suas atividades.

A iniciativa visa capacitar profissionais na função de engraxate e integrá-los ao mercado de trabalho, promovendo a geração de renda e valorização social. Além disso, o projeto inclui acompanhamento e formação contínua, com o intuito de garantir inclusão produtiva e ampliar as oportunidades profissionais.

Dentro do ColaboraGov, serviços de limpeza, hidratação e revitalização de calçados e artigos de couro serão disponibilizados a servidores, estagiários, prestadores de serviços e visitantes, sem custos para a Administração Pública. Os atendimentos serão pagos diretamente pelos usuários, e toda a renda arrecadada será destinada integralmente aos profissionais, sem descontos.

Os participantes do programa se comprometem a garantir a permanência ou o retorno à escola, matricular filhos menores de 18 anos e manter as vacinas obrigatórias em dia. Além disso, os aprendizes participarão de ações socioambientais promovidas pela AMS.

Os órgãos que se juntaram ao programa e serão atendidos pela iniciativa incluem o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, o Ministério do Planejamento e Orçamento, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, o Ministério dos Povos Indígenas, o Ministério da Fazenda e o Ministério da Previdência Social.

A execução da parceria será monitorada pelo MGI e pela AMS, que é responsável pela formação e supervisão dos profissionais. O acordo terá duração inicial de 12 meses, podendo ser prorrogado conforme estipulado.

Criado pelo Decreto nº 11.837, de 21 de dezembro de 2023, o ColaboraGov fomenta a centralização e o compartilhamento de serviços administrativos, reunindo atualmente 13 ministérios e 25 unidades regionais, atendendo 43 órgãos parceiros e beneficiando mais de 300 unidades.

Com essa estrutura, os ministérios e órgãos participantes podem concentrar esforços em atividades essenciais, enquanto o ColaboraGov assume a execução das tarefas administrativas, gerando eficiência, qualidade e redução de custos.
Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments