domingo, agosto 17, 2025
No menu items!
Google search engine
HomeNotíciasMinC lança novo manual da marca Cultura Viva e oferece orientações para...

MinC lança novo manual da marca Cultura Viva e oferece orientações para a 6ª Teia Nacional dos Pontos de Cultura

O Ministério da Cultura (MinC) lançou, nesta quinta-feira (14), o novo Manual de Uso de Marca da Política Nacional de Cultura Viva (PNCV). Após as comemorações pelos 20 anos da Cultura Viva, o selo comemorativo será substituído pela logomarca atualizada, que recebeu ajustes técnicos para aprimorar a proporção e o equilíbrio visual entre a tipografia e os elementos gráficos.

A utilização da logomarca da PNCV é mandatória em todas as ações que utilizam recursos federais, devendo ser acompanhada pela assinatura conjunta do Ministério da Cultura e do governo federal. Para iniciativas regulamentadas pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, é necessário seguir o Guia Rápido de Aplicações das marcas.

A Secretária de Cidadania e Diversidade Cultural, Márcia Rollemberg, ressaltou a importância da Cultura Viva em todo o país e a necessidade de uma parceria entre governo e sociedade civil. “Os Pontos e Pontões de Cultura abraçam essa marca com orgulho, reafirmando sua presença nessa potente Política Cultura Viva, escrita em 21 anos de luta por direitos e democratização do acesso ao fomento cultural”, destacou.

Além disso, o MinC revelou a identidade visual provisória da 6ª Teia Nacional dos Pontos de Cultura, que auxiliará os gestores culturais nas etapas municipais, estaduais e distrital. Este evento, considerado o maior encontro da rede Cultura Viva do Brasil, ocorrerá entre 24 e 29 de março de 2026, em Aracruz, Espírito Santo, com o tema “Pontos de Cultura pela Justiça Climática”.

Os entes federados devem realizar suas respectivas Teias até dezembro deste ano e têm autonomia para desenvolver as identidades visuais de seus eventos. Contudo, todas as edições estaduais devem usar o selo oficial da Teia Nacional 2026 de forma integrada ao nome do evento. Embora os municípios não sejam obrigados a realizar as Teias, aqueles que optarem por fazer o evento devem utilizar o selo fornecido pelo Ministério da Cultura.

A aplicação padronizada do selo visa garantir a unidade na comunicação da rede, reforçando o vínculo com a Política Nacional de Cultura Viva e a articulação nacional promovida pela Teia.

O Manual de Uso de Marca da Cultura Viva, o selo da 6ª Teia Nacional dos Pontos Cultura e o Guia Rápido de Aplicações das marcas Aldir Blanc e PNCV estão disponíveis para acesso.
Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments