Fortalecimento do Audiovisual na CPLP: Encontro de Planejamento em Lisboa
Na última semana, Lisboa se tornou o centro das discussões sobre o fortalecimento do setor audiovisual entre os países que compõem a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Entre os dias 21 e 23 de maio, representantes de Brasil, Portugal, Angola, e outras nações da CPLP, participaram da Oficina de Planejamento Executivo da terceira edição do Programa CPLP Audiovisual (2025–2027). A delegação brasileira foi liderada por Daniela Fernandes, diretora de Preservação e Difusão Audiovisual do Ministério da Cultura (MinC), juntamente com outros representantes significativos do setor.
Esse encontro foi um marco importante para a troca de experiências e para o alinhamento de estratégias que visam fortalecer as produções audiovisuais nos nove países membros: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. A CPLP tem se mostrado um espaço fundamental para o desenvolvimento cultural e a promoção do audiovisual em língua portuguesa, com a reunião de autoridades e representantes de televisões públicas.
Os recursos financeiros para a nova edição do programa são provenientes do Brasil, Portugal e Angola. A coordenação executiva do programa é gerida pela unidade técnica implantada pelo Secretariado Executivo da CPLP, que colabora com o Instituto de Conteúdos Audiovisuais Brasileiros (ICAB), coordenado por Mauro Garcia e Mario Borgneth.
Diversas frentes de atuação foram planejadas durante a oficina, que incluem o fomento à produção de documentários e curtas-metragens de ficção, além de ações formativas para os profissionais do setor audiovisual. Os programas DOCTV CPLP e FICTV CPLP foram destacados como iniciativas essenciais para o desenvolvimento das produções dentro da comunidade. Também foi debatida a criação de uma nova linha chamada "Nossa Língua", com o intuito de promover o intercâmbio de conteúdo entre as emissoras públicas da CPLP. Essas ações não apenas visam aprimorar a técnica e a arte das produções, mas também promover a diversidade cultural dos países envolvidos e fortalecer as políticas públicas audiovisuais.
Perguntas e Respostas:
-
O que é a CPLP?
- A CPLP, ou Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, é uma organização que reúne países que compartilham a língua portuguesa como idioma oficial. Foi criada em 1996 e atualmente conta com nove membros.
-
Qual é o objetivo do Programa CPLP Audiovisual?
- O Programa CPLP Audiovisual busca fortalecer o setor audiovisual entre os países membros da CPLP por meio de fomento à produção, teledifusão e intercâmbio de conteúdos audiovisuais.
-
Quais países participaram da Oficina de Planejamento em Lisboa?
- Participaram representantes de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
-
Como o programa financia suas iniciativas?
- O programa é financiado pelos recursos aportados pelo Brasil, Portugal e Angola, que fazem parte da coordenação executiva do programa.
- Quais iniciativas estão previstas para a nova edição do Programa CPLP Audiovisual (2025–2027)?
- As iniciativas incluem fomento à produção e teledifusão de documentários e ficções, ações formativas para profissionais e o intercâmbio de conteúdos entre as emissoras públicas com a linha "Nossa Língua".