domingo, agosto 17, 2025
No menu items!
Google search engine
HomeNotíciasMDHC reforça colaborações para implementar CREDHYY e CAICYY em Boa Vista (RR)

MDHC reforça colaborações para implementar CREDHYY e CAICYY em Boa Vista (RR)

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) se reuniu em Boa Vista (RR) nesta terça-feira (12) para fortalecer a entrega de serviços e a proteção dos povos Yanomami e Ye’kwana. A secretária nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Élida Lauris, participou de importantes encontros com diversas instituições, visando a implementação do Centro de Referência em Direitos Humanos para Yanomami e Ye’kwana (CREDHYY) e do Centro de Atendimento Integrado à Criança Yanomami e Ye’kwana (CAICYY).

A agenda teve início com uma visita à Cáritas Diocesana de Roraima, onde foi apresentada a Cozinha Solidária, que oferece refeições e diversos serviços a pessoas em situação de vulnerabilidade. Em seguida, Élida Lauris se encontrou com o coordenador do Núcleo de Direitos Humanos do Ministério Público do Estado de Roraima, o promotor de Justiça André Paulo dos Santos Pereira. O encontro abordou cooperativas para capacitação de profissionais e melhorias no atendimento aos centros.

No período da tarde, a secretária firmou uma parceria com a Defensoria Pública do Estado de Roraima, discutindo a formalização de um acordo técnico para a realização de ações em conjunto na inauguração dos centros. Para Élida, a atuação da Defensoria é essencial para maximizar o impacto das iniciativas, destacando que esta parceria é fundamental para atender às necessidades das comunidades indígenas.

A programação incluiu também uma reunião com a Defensoria Pública da União para discutir a integração de estratégias relacionadas aos centros, inclusive no que diz respeito ao registro civil de nascimento. Ao final do dia, Élida reuniu-se com representantes da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e da força-tarefa no território Yanomami, abordando propostas para a formação de agentes de direitos humanos, especialmente intérpretes, além do compartilhamento de dados que apoiarão a criação de um sistema informatizado de fluxos e procedimentos.
Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments