quarta-feira, agosto 20, 2025
No menu items!
Google search engine
HomeNotíciasMCTI divulga resultados e progressos dos Programas Prioritários de Interesse (PPIs)

MCTI divulga resultados e progressos dos Programas Prioritários de Interesse (PPIs)

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) realiza nesta quarta-feira (30/07), em Brasília, o evento “Programas Prioritários de Interesse (PPI) – Sua importância e resultados para o Brasil”. A iniciativa visa apresentar resultados, aumentar a transparência e fortalecer o diálogo entre governo, academia, setor produtivo e sociedade civil no contexto das políticas públicas de fomento à inovação.

Na abertura do evento, estiveram presentes a ministra Luciana Santos, o secretário de Ciência e Tecnologia para Transformação Digital, Henrique Miguel, o presidente da EMBRAPII, Álvaro Prata, o diretor-geral da RNP, Lisandro Granville, e o presidente da Softex, Ruben Delgado.

A ministra Luciana Santos enfatizou que os Programas Prioritários de Interesse mobilizaram investimentos superiores a R$ 1,2 bilhão, apoiando projetos em áreas como microeletrônica, inteligência artificial, computação quântica, internet das coisas, mobilidade elétrica e manufatura avançada. Ela destacou ainda que os PPIs são instrumentos estruturantes da política pública de ciência, tecnologia e inovação, alinhados à Estratégia Nacional de CT&I, e revelou que 45% dos recursos foram direcionados às regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, ressaltando a importância da colaboração entre setores.

O secretário Henrique Miguel abordou a evolução dos Programas como mecanismo de investimento em pesquisa, desenvolvimento e inovação. Ele apresentou um novo marco regulatório que visa aprimorar o funcionamento dos PPIs, oferecendo maior clareza e segurança jurídica para investimentos em áreas como segurança cibernética e tecnologias quânticas.

O presidente da EMBRAPII, Álvaro Prata, destacou a atuação dos centros de competência na promoção da inovação industrial, já em funcionamento, com mais de 140 empresas associadas e diversas iniciativas em andamento.

Lisandro Granville, diretor-geral da RNP, ressaltou a importância dos PPIs para fomentar pesquisa e capacitação, mencionando iniciativas em áreas como 6G e redes programáveis. Ele comentou sobre a flexibilidade do modelo dos PPIs, que permite rápida adaptação às transformações tecnológicas.

Ruben Delgado, presidente da Softex, celebrou a colaboração entre as instituições e a visibilidade dos resultados dos projetos em execução, incluindo um tomógrafo de baixo custo. Ele também destacou a meta de capacitar 100 mil pessoas por meio de projetos voltados à formação na área de tecnologia.

O evento busca fortalecer a governança dos Programas Prioritários, estimular novas parcerias e reafirmar o compromisso do país com uma política de inovação robusta e transparente.

Hamilton Silva, diretor de Incentivos às Tecnologias Digitais do MCTI, ressaltou a importância dos PPIs para o avanço tecnológico no Brasil. Desde sua inclusão mais robusta na legislação em 2020, o programa já mobilizou aproximadamente R$ 1,2 bilhão em projetos. Silva destacou que o diferencial do PPI está em viabilizar o financiamento de ações que muitas vezes estão além do alcance individual das empresas, promovendo uma atuação em rede que estimula a colaboração entre diferentes instituições.

O foco do PPI abrange áreas estratégicas como inteligência artificial, segurança cibernética e design de chips, com a meta de formar pelo menos 2.500 projetistas até 2026, superando o histórico nacional na área.
Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments