domingo, agosto 17, 2025
No menu items!
Google search engine
HomeNotíciasMCTI acolhe novos servidores aprovados no CNU

MCTI acolhe novos servidores aprovados no CNU

Nesta segunda-feira (4), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) promoveu a recepção de 185 novos servidores aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CNU). Esta contratação marca a primeira renovação do quadro técnico do ministério em mais de dez anos, um período sem novas nomeações por concurso.

Os recém-nomeados participarão, até quinta-feira (7), de uma programação de ambientação em Brasília, destinada a apresentar a estrutura institucional do MCTI e preparar os novos Analistas em Ciência e Tecnologia para os desafios que enfrentarão nas secretarias e unidades de pesquisa.

Durante a solenidade, a ministra Luciana Santos deu as boas-vindas aos novos servidores e enfatizou a importância histórica deste evento. “Desde 2012, o MCTI não realizava um concurso público. Esta nomeação representa uma grande conquista e o fortalecimento da ciência brasileira sob a gestão do presidente Lula”, afirmou.

Segundo a ministra, a chegada dos novos analistas é fundamental para a reestruturação da pasta, impactando positivamente as 17 unidades de pesquisa e as secretarias do ministério. Luciana destacou que os novos servidores desempenharão papéis cruciais na articulação e implementação de projetos relacionados à transformação digital, transição energética, reindustrialização e combate às mudanças climáticas.

O processo seletivo, realizado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), tem como objetivo preencher lacunas deixadas por aposentadorias e vacâncias, o que vinha comprometendo a operação das unidades de pesquisa e secretarias do ministério.

Andréa de Castro, coordenadora-geral de Gestão de Pessoas do MCTI, ressaltou a relevância do momento. “É um prazer imenso estar aqui. Esta é a minha segunda vez recebendo novos servidores à frente da Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas, a primeira foi em 2012 e agora, em 2025, 13 anos depois”, disse ao dar as boas-vindas aos novos profissionais.

Os Analistas em Ciência e Tecnologia terão atribuições que incluem a formulação e o acompanhamento de políticas públicas, desenvolvimento de sistemas, coleta e análise de dados estratégicos, suporte técnico e administrativo a programas governamentais, além do domínio de metodologias científicas e ferramentas tecnológicas.

A recepção marca o início de uma semana de integração, onde os novos servidores participarão de palestras e atividades para conhecer melhor a estrutura organizacional do MCTI e suas principais agendas.

O físico Daniel Ferreira Cesar, recentemente nomeado, expressou entusiasmo por iniciar sua trajetória na Coordenação-Geral de Ensino em Semicondutores. “Meu objetivo é contribuir com as políticas voltadas ao desenvolvimento dessa área, essencial para a soberania nacional em ciência e tecnologia”, afirmou.

A química Rayane da Silva Borges também manifestou empolgação com a oportunidade de aplicar seus conhecimentos acadêmicos no MCTI. “É uma chance de contribuir com o importante trabalho que o ministério realiza para a soberania do país”, concluiu.
Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments