Na segunda-feira, 1º de setembro, às 18h (horário local), a Ministra do Meio Ambiente e Mudança Climática do Brasil, Marina Silva, o laureado com o Prêmio Nobel da Paz, Kailash Satyarthi, o Presidente da COP30, embaixador André Corrêa do Lago, e a CEO da COP30, Ana Toni, realizarão uma coletiva de imprensa em Nova Déli, Índia, para apresentar os resultados do Diálogo da Ásia do Global Ethical Stocktake (GES). O evento ocorrerá no Council on Energy, Environment and Water (CEEW) e será transmitido ao vivo.
O Global Ethical Stocktake, como um dos principais pilares de mobilização da COP30, traz uma perspectiva moral às ações climáticas urgentes que a humanidade deve empreender, em consonância com a ciência e o objetivo do Acordo de Paris de limitar o aumento da temperatura global a 1,5°C em relação aos níveis pré-industriais.
Inspirado pelo primeiro processo de Global Stocktake do tratado climático internacional, que foi concluído na COP28, o GES busca refletir sobre o progresso alcançado até o momento, identificar caminhos futuros e promover as transformações comportamentais e coletivas necessárias para um compromisso ético compartilhado na implementação de soluções técnicas existentes.
O GES se desdobra por meio de uma série de Diálogos Regionais agendados até outubro. O primeiro, representando a Europa, ocorreu em Londres, enquanto o segundo, que abrangeu a América do Sul e o Caribe, foi realizado em Bogotá. Em 1º de setembro, Nova Déli sediará a terceira edição, reunindo líderes religiosos, políticos, empresariais, artistas, representantes de povos indígenas, comunidades afrodescendentes e jovens, assim como cientistas, formuladores de políticas e ativistas de toda a Ásia.
Cada região conta com a liderança de um co-líder que auxilia na promoção e articulação dos princípios, metas e implementação do GES. Na Ásia, essa função cabe a Kailash Satyarthi. Outros co-líderes incluem a ex-presidente do Chile, Michelle Bachelet (América Latina e Caribe), a ex-presidente da Irlanda, Mary Robinson (Europa), Wanjira Mathai (África), Anote Tong (Oceania) e Karenna Gore (América do Norte).
O processo resultará em seis relatórios regionais e um relatório síntese que será apresentado à presidência da COP30 na Pré-COP em outubro. Os resultados informarão a tomada de decisões climáticas e serão submetidos a Chefes de Estado e negociadores climáticos.
Além dos Diálogos Regionais, o GES também é apoiado por Diálogos Auto-organizados, liderados por organizações da sociedade civil e governos nacionais e subnacionais, todos seguindo a mesma metodologia e princípios orientadores.
DETALHES DO EVENTO
Porta-vozes:
- Marina Silva, Ministra do Meio Ambiente e Mudança Climática do Brasil (participando remotamente);
- Kailash Satyarthi, laureado com o Prêmio Nobel da Paz e fundador do Movimento Satyarthi por uma Compaixão Global;
- Embaixador André Corrêa do Lago, Presidente da COP30;
- Ana Toni, CEO da COP30.
Data: 1º de setembro de 2025
Hora: 18h (horário local)
Local: Council on Energy, Environment and Water (CEEW) – ISID Campus, 4 Vasant Kunj Institutional Area – Nova Déli, Índia.
Credenciamento:
Profissionais de mídia interessados em participar devem confirmar presença por e-mail para imprensa@mma.gov.br, informando nome e veículo de comunicação.
Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.