O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) lançou, nesta terça-feira (12), em Brasília, a ferramenta ABC+Calc, em parceria com o Instituto 17 e a Embrapa Suínos e Aves. O objetivo da iniciativa é apoiar a implementação de políticas públicas para o monitoramento das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e promover uma produção agropecuária mais sustentável.
A ABC+Calc é resultado de uma cooperação dentro do Plano ABC+, desenvolvido pelo Mapa e pela Coalizão Clima e Ar Limpo (CCAC), liderada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). A ferramenta foi projetada para quantificar as emissões de metano (CH₄) e óxido nitroso (N₂O) relacionadas ao Manejo de Resíduos da Produção Animal (MRPA) nas cadeias de suínos, aves, bovinos de corte e de leite.
Operando com metodologias internacionalmente reconhecidas e alinhadas ao Plano ABC+, a calculadora oferece suporte técnico de maneira acessível a Grupos Gestores Estaduais, à Coordenação Nacional do ABC+ e demais envolvidos na política.
Pedro Neto, Secretário de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo do Mapa, destacou a relevância da ABC+Calc para o monitoramento das emissões no setor agropecuário, essencial para fortalecer a contribuição do segmento à segurança climática e para a formulação de políticas mais eficazes que favoreçam a sustentabilidade no Brasil, servindo de exemplo global.
Neto sublinhou também a excelência da produção agropecuária no país, evidenciando a adoção de práticas inovadoras e tecnologias que contribuem para a eficiência, aumento de produtividade e mitigação das emissões de gases de efeito estufa.
A apresentação técnica da ABC+Calc ficou a cargo de Deisi Tapparo, doutora em Engenharia Agrícola e representante do Instituto 17, que demonstrou como acessar a ferramenta, inserir dados e visualizar os resultados das emissões de gases nas cadeias produtivas, considerando diferentes estados e o panorama nacional.
Ao concluir sua apresentação, Deisi agradeceu a colaboração das equipes do Instituto 17, Mapa e Embrapa Suínos e Aves na criação da calculadora, reiterando que a ferramenta facilitará decisões embasadas em ciência e tecnologia no setor público.
Vitor Pinheiro, gerente de Política Climática do PNUMA e representante da CCAC, ressaltou a importância da calculadora para a agricultura sustentável, afirmando que ela não só mede e monitora as emissões, mas também permite o acompanhamento do progresso em projetos de redução do metano.
Após o lançamento, ocorreu uma mesa-redonda com instituições de pesquisa e extensão, técnicos e membros dos Grupos Gestores Estaduais do ABC+, discutindo o monitoramento das emissões no setor agropecuário e o papel das políticas públicas e ferramentas técnicas na rastreabilidade e transparência das ações de mitigação.
Bruno Brasil, diretor de Produção Sustentável e Irrigação do Mapa, enfatizou o papel estratégico do Plano ABC+, que há 15 anos promove práticas agropecuárias sustentáveis e de baixa emissão de carbono. Ele destacou que as tecnologias incentivadas pelo programa oferecem benefícios diretos aos produtores, como aumento da produtividade, redução de custos e valorização dos produtos.
“Em um ano marcado pela COP30, o Brasil, como signatário do Acordo de Paris, reafirma seus compromissos de redução de emissões estabelecidos na sua NDC (Contribuição Nacionalmente Determinada). A ABC+Calc dará transparência aos esforços do produtor brasileiro e permitirá decisões fundamentadas na melhor ciência disponível,” completou o diretor.
O evento contou com a participação de pesquisadores da Embrapa e representantes de diversas instituições ligadas à criação da ABC+Calc.
O Plano ABC+ (Agricultura de Baixa Emissão de Carbono) é uma estratégia do governo brasileiro, desenvolvida pelo Mapa em colaboração com várias entidades públicas e privadas, que visa fomentar a alta eficiência produtiva e a adoção de práticas sustentáveis na agricultura. Criado em 2010 e revisado em 2020, o plano tem como objetivo reduzir as emissões de gases de efeito estufa e promover a resiliência dos sistemas produtivos às mudanças climáticas.
Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.