quarta-feira, agosto 20, 2025
No menu items!
Google search engine
HomeNotíciasMapa lança nova ferramenta para calcular emissões de gases de efeito estufa...

Mapa lança nova ferramenta para calcular emissões de gases de efeito estufa evitadas no Plano ABC+

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) lançou, nesta terça-feira (12), em Brasília, a ferramenta ABC+Calc, em parceria com o Instituto 17 e a Embrapa Suínos e Aves. O objetivo da iniciativa é apoiar a implementação de políticas públicas para o monitoramento das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e promover uma produção agropecuária mais sustentável.

A ABC+Calc é resultado de uma cooperação dentro do Plano ABC+, desenvolvido pelo Mapa e pela Coalizão Clima e Ar Limpo (CCAC), liderada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). A ferramenta foi projetada para quantificar as emissões de metano (CH₄) e óxido nitroso (N₂O) relacionadas ao Manejo de Resíduos da Produção Animal (MRPA) nas cadeias de suínos, aves, bovinos de corte e de leite.

Operando com metodologias internacionalmente reconhecidas e alinhadas ao Plano ABC+, a calculadora oferece suporte técnico de maneira acessível a Grupos Gestores Estaduais, à Coordenação Nacional do ABC+ e demais envolvidos na política.

Pedro Neto, Secretário de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo do Mapa, destacou a relevância da ABC+Calc para o monitoramento das emissões no setor agropecuário, essencial para fortalecer a contribuição do segmento à segurança climática e para a formulação de políticas mais eficazes que favoreçam a sustentabilidade no Brasil, servindo de exemplo global.

Neto sublinhou também a excelência da produção agropecuária no país, evidenciando a adoção de práticas inovadoras e tecnologias que contribuem para a eficiência, aumento de produtividade e mitigação das emissões de gases de efeito estufa.

A apresentação técnica da ABC+Calc ficou a cargo de Deisi Tapparo, doutora em Engenharia Agrícola e representante do Instituto 17, que demonstrou como acessar a ferramenta, inserir dados e visualizar os resultados das emissões de gases nas cadeias produtivas, considerando diferentes estados e o panorama nacional.

Ao concluir sua apresentação, Deisi agradeceu a colaboração das equipes do Instituto 17, Mapa e Embrapa Suínos e Aves na criação da calculadora, reiterando que a ferramenta facilitará decisões embasadas em ciência e tecnologia no setor público.

Vitor Pinheiro, gerente de Política Climática do PNUMA e representante da CCAC, ressaltou a importância da calculadora para a agricultura sustentável, afirmando que ela não só mede e monitora as emissões, mas também permite o acompanhamento do progresso em projetos de redução do metano.

Após o lançamento, ocorreu uma mesa-redonda com instituições de pesquisa e extensão, técnicos e membros dos Grupos Gestores Estaduais do ABC+, discutindo o monitoramento das emissões no setor agropecuário e o papel das políticas públicas e ferramentas técnicas na rastreabilidade e transparência das ações de mitigação.

Bruno Brasil, diretor de Produção Sustentável e Irrigação do Mapa, enfatizou o papel estratégico do Plano ABC+, que há 15 anos promove práticas agropecuárias sustentáveis e de baixa emissão de carbono. Ele destacou que as tecnologias incentivadas pelo programa oferecem benefícios diretos aos produtores, como aumento da produtividade, redução de custos e valorização dos produtos.

“Em um ano marcado pela COP30, o Brasil, como signatário do Acordo de Paris, reafirma seus compromissos de redução de emissões estabelecidos na sua NDC (Contribuição Nacionalmente Determinada). A ABC+Calc dará transparência aos esforços do produtor brasileiro e permitirá decisões fundamentadas na melhor ciência disponível,” completou o diretor.

O evento contou com a participação de pesquisadores da Embrapa e representantes de diversas instituições ligadas à criação da ABC+Calc.

O Plano ABC+ (Agricultura de Baixa Emissão de Carbono) é uma estratégia do governo brasileiro, desenvolvida pelo Mapa em colaboração com várias entidades públicas e privadas, que visa fomentar a alta eficiência produtiva e a adoção de práticas sustentáveis na agricultura. Criado em 2010 e revisado em 2020, o plano tem como objetivo reduzir as emissões de gases de efeito estufa e promover a resiliência dos sistemas produtivos às mudanças climáticas.
Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments