O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), por meio do Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro), realizou uma apreensão significativa no Aeroporto Internacional de Guarulhos durante uma operação de rotina no dia 6 de agosto. Foram interceptados mais de 130 animais e partes de alto risco sanitário trazidos por um passageiro oriundo da Nigéria.
A apreensão incluiu 46 quilogramas de 132 espécimes, entre os quais estavam 53 ratos empalhados, 20 passeriformes, 19 cobras, 12 morcegos, nove cabeças de gavião, uma de calau, seis cabeças de bagre, cinco cabeças de papagaio, quatro cabeças de primata e três cabeças de canídeos.
Esses materiais têm potencial para portar vírus e patógenos perigosos, como raiva, gripe aviária e ebola, representando riscos à saúde humana e animal, além de ameaçar a fauna silvestre e a biodiversidade do Brasil.
Na sequência da operação, em 7 de agosto, a equipe da Vigiagro também apreendeu 120 quilogramas de vegetais, artigos de madeira bruta, conchas, peixes, ratos, couro e aves, todos provenientes da Nigéria e sem certificação sanitária. Todos os itens proibidos foram destruídos conforme a legislação vigente.
Vale ressaltar que o transporte de produtos de origem animal ou vegetal sem a autorização prévia do Mapa é ilegal e está sujeito a apreensão.
Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.