A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, inaugurou nesta segunda-feira (11), em Brasília, a Conferência Livre Temática “Mulheres na Gestão e Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação”. Organizado pelo MCTI, o evento faz parte da etapa preparatória para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM) e contou com a presença, de modo híbrido, de gestoras, pesquisadoras, especialistas e representantes da sociedade civil, com o objetivo de discutir políticas públicas focadas na equidade de gênero.
Na abertura, Luciana Santos ressaltou a relevância de políticas estruturantes para enfrentar a sub-representação feminina em áreas estratégicas e posições de liderança. “Embora sejamos maioria nas universidades e nas bolsas de iniciação científica, nossa presença ainda não se reflete em cargos de liderança e em campos como tecnologia da informação, engenharia e ciências exatas”, afirmou.
A ministra, que é a primeira mulher a liderar a pasta em 40 anos, mencionou várias iniciativas lançadas desde 2023 para fomentar a presença feminina nas ciências, incluindo o edital “Meninas nas Exatas” e o programa “Futuras Cientistas”, além de ações específicas voltadas a pesquisadoras negras, indígenas e quilombolas. “O objetivo é romper barreiras históricas e construir uma ciência mais inclusiva e representativa da sociedade brasileira”, enfatizou.
Elisângela Lizardo, chefe da Assessoria de Participação Social e Diversidade do MCTI, destacou que a conferência integra um esforço nacional para fortalecer a democracia participativa, afirmando: “Nesta gestão do governo Lula, estamos retomando conferências e fóruns que promovem a participação social. A conferência das mulheres tem o papel de ouvir sobre a participação política e questões que impactam a vida feminina.”
Com o lema “Mais Democracia, Mais Igualdade e Mais Conquistas para Todas!”, a 5ª CNPM visa ampliar a participação feminina em espaços de decisão e garantir políticas públicas inclusivas, se empenhando em combater desigualdades estruturais que afetam as mulheres em diversos contextos. No âmbito da ciência e tecnologia, a conferência buscará sugerir caminhos para aumentar a diversidade e representatividade em todas as etapas da carreira científica e tecnológica. O evento nacional ocorrerá em Brasília entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro deste ano.
Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.