segunda-feira, agosto 18, 2025
No menu items!
Google search engine
HomeNotíciasInstituto Chico Mendes nomeia 350 novos servidores para atuar na sede e...

Instituto Chico Mendes nomeia 350 novos servidores para atuar na sede e em unidades de conservação

O presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Mauro Pires, anunciou nesta segunda-feira a nomeação de 350 novos servidores para a carreira de especialista em meio ambiente, conforme previsto na Lei 10.410. A portaria que oficializa as contratações — ICMBio nº 3.115, datada de 8 de agosto de 2025 — foi publicada no Diário Oficial da União.

Do total de nomeações, 120 são analistas administrativos e 230 analistas ambientais, que irão integrar equipes em unidades de conservação e sedes administrativas em todo o país, com foco em áreas como administração, fiscalização, gestão territorial, educação ambiental e criação de unidades.

Os novos servidores vêm de diversas formações e trajetórias, contribuindo para a pluralidade do corpo técnico, considerada uma das grandes riquezas do ICMBio.

Em uma carta aos novos colaboradores, Pires ressaltou a importância das contratações. Segundo ele, o ICMBio enfrentou um processo de enfraquecimento institucional nos últimos anos, caracterizado pela diminuição do quadro de pessoal. “Cada novo servidor é resultado de um esforço coletivo, que envolveu a liderança da ministra Marina Silva, o comprometimento do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, e o empenho da direção do Instituto, do qual tenho orgulho de fazer parte”, declarou.

A inclusão dos novos servidores é uma etapa fundamental — embora ainda parcial — do processo de recomposição da força de trabalho e de fortalecimento da capacidade institucional do Instituto. Trata-se de um passo significativo na restauração institucional, tanto em termos de recursos humanos quanto no pleno exercício do papel estratégico do ICMBio na política ambiental brasileira.

Os nomeados devem se apresentar nas sedes designadas entre 11 de agosto e 10 de setembro de 2025, portando os exames médicos exigidos pela portaria. Eles participarão de um Curso de Formação, tanto na modalidade a distância quanto presencial, para nivelar conhecimentos e orientações sobre o Instituto.

“Esta não é apenas uma boa notícia do ponto de vista administrativo, mas também uma oportunidade de reacender, em cada servidor, a paixão pela natureza, o compromisso com o serviço público, o desejo de fazer a diferença e a esperança de um país mais justo e sustentável”, destacou Pires.
Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments