Iluminação na orla de Santos começa a ser restabelecida após furtos de fiação

O trabalho de recuperação das torres de iluminação instaladas na orla da praia, após danos causados pelo furto de fios, já foi iniciado pela Secretaria de Serviços Públicos de Santos (Seserp). Os serviços começaram no trecho entre o canal 3 e a Praça das Bandeiras, no Gonzaga, onde a ocorrência não comprometeu outros dispositivos do sistema. A expectativa é de que, caso não sejam identificados novos comprometimentos, a iluminação seja restabelecida nesta sexta-feira (17).

O contrato emergencial com a empresa vencedora da licitação para execução do reparo na iluminação nos demais trechos da orla será assinado no começo da próxima semana.

A reativação do sistema de iluminação na faixa de areia será feita em etapas e depende da realização dos serviços de recuperação das infraestruturas e instalação de dispositivos de proteção para coibir o furto dos novos cabos elétricos.
 

SEGURANÇA

A Guarda Civil Municipal (GCM) atendeu a 19 ocorrências relacionadas a furtos de fiação na região da orla, de janeiro a agosto deste ano, das quais foram seis flagrantes deste delito. No total, oito suspeitos foram conduzidos aos distritos policiais. Quando a GCM se depara com indivíduo em flagrante delito ou atitude suspeita, o mesmo é conduzido ao distrito policial (DP), onde são tomadas as devidas providências pela autoridade policial de plantão. 

Um dos suspeitos encaminhados ao DP foi um homem de 41 anos, flagrado furtando a fiação no canal 3, no dia 31 de julho.

O suspeito pode ser identificado em vídeo usando uma blusa preta, em atitude suspeita no canal 3 (ele pode ser identificado ao se movimentar se agachando perto da tubulação do canal). Na mesma data, a GCM, em patrulhamento pelo local, foi acionada pelas equipes do CCO e conseguiu deter o indivíduo na Rua Décio Stuart, no José Menino, próximo à Gruta Nossa Senhora de Lourdes. Ele estava em posse de um saco de lixo, que continha o emaranhado de fio de cobre de aproximadamente 8 metros, pertencente à Prefeitura. O homem foi encaminhado ao 7º Distrito Policial, onde foi preso em flagrante delito.

A GCM também realiza forças-tarefas em apoio à Polícia Militar em ferros-velhos da Cidade. O objetivo é combater o crime de receptação de fiação de cobre. Neste ano, até sexta-feira (10), foram realizadas 33 operações nesses estabelecimentos, visando a fiscalização de documentos, bem como inibir a compra de material de procedência duvidosa e a recuperação de peças furtadas.

O combate e a investigação de furtos de cobre e outros delitos são de responsabilidade das autoridades policiais. Todas as imagens captadas pelas mais de 1.500 câmeras ligadas ao Centro de Controle Operacional (CCO) do Município são disponibilizadas em tempo real às forças de segurança, que também mantêm equipes no CCO.

A população deve acionar a PM pelo telefone 190 e pode denunciar irregularidades pelo 153 (GCM).

Fonte: Prefeitura Municipal de Santos.

Leia mais notícias no Portal Defesa.