Ibercena Abre Inscrições para Apoio às Artes Cênicas Ibero-Americanas
O Ibercena, Fundo de Apoio para as Artes Cênicas Ibero-americanas, anunciou a abertura das inscrições para a Convocatória 2025-2026. Representado no Brasil pela Fundação Nacional de Artes (Funarte), vinculada ao Ministério da Cultura, o programa busca fomentar a criação artística em toda a Ibero-América por meio de três linhas de apoio: Apoio à Criação em Residência, Apoio à Coprodução de Espetáculos de Artes Cênicas e Apoio à Programação de Festivais e Espaços Cênicos.
As inscrições podem ser feitas até as 12h (horário de Brasília) do dia 24 de julho, através da plataforma do Ibercena. Os projetos propostos precisam ser realizados entre 1º de janeiro e 15 de dezembro de 2026, e as candidaturas podem ser enviadas em espanhol ou português. A convocatória é aberta a criadores, grupos, festivais e espaços cênicos de 18 países, incluindo Brasil, Argentina, Colômbia e México.
As bases para essa convocatória foram aprovadas durante a XL Reunião do Conselho Intergovernamental, que ocorreu de 8 a 10 de abril em Santiago, Chile. Adicionalmente, o Ibercena completa 19 anos em 2025 e conta com o suporte financeiro dos países-membros, reforçando assim a importância da colaboração no cenário cultural ibero-americano.
A Funarte, responsável pela representação do Brasil no Ibercena desde 2010, acaba de aumentar o valor do investimento no fundo, que agora é de 200 mil euros (cerca de R$ 1,3 milhão). Este esquema visa potencializar a internacionalização das artes brasileiras e contribuir significativamente para a cena cênica global.
Em 2025, o Ibercena celebrará o Ano Ibero-americano das Artes Cênicas, tendo como tema "Cenas da Diversidade". Este ano tem como objetivo destacar a importância do circo, dança, teatro e outras artes vivas para a sociedade, promovendo um ambiente de diálogo e uma cultura de paz entre os países que fazem parte deste espaço cultural.
Perguntas e Respostas sobre o Ibercena
-
Quem pode se inscrever para as linhas de apoio do Ibercena?
- Criadores, grupos, festivais e espaços cênicos de Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal e Uruguai.
-
Qual é o prazo para as inscrições?
- As inscrições estão abertas até às 12h (horário de Brasília) do dia 24 de julho.
-
Os projetos devem ser realizados em que período?
- Os projetos apresentados devem ocorrer entre 1º de janeiro e 15 de dezembro de 2026.
-
Em que idiomas podem ser submetidos os projetos?
- As candidaturas podem ser enviadas em espanhol ou português.
- Qual o valor do investimento da Funarte no fundo Ibercena?
- O investimento atual da Funarte no fundo é de 200 mil euros (aproximadamente R$ 1,3 milhão).