A Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio), em colaboração com a Ordem de Capelães do Brasil (OCB), lançou, na manhã deste sábado (23/8), o 1º Curso de Capelania, destinado a 52 de seus agentes. O objetivo do curso é capacitar os guardas a prestar apoio emocional aos colegas de farda e a formação seguirá até o dia 10 de novembro, utilizando a plataforma de ensino a distância da OCB. A iniciativa conta com o respaldo da Coordenadoria Executiva de Diversidade Religiosa da Casa Civil.
A cerimônia de inauguração contou com a presença do diretor de Recursos Humanos da GM, inspetor Gilson Bento, que representou o comandante-geral, inspetor Itaharassi Bomfim Junior. Também estiveram presentes a guarda municipal Marleide Albuquerque, integrante do projeto GM Sem Preconceito; a presidente internacional da OCB, doutora Elizabeth Ferraz; e a presidente nacional da Capelania Inter-religiosa, Katjia Bastos. Janaina Napoleão, da Coordenadoria Executiva de Diversidade Religiosa, também participou da celebração.
Durante o evento, o inspetor Gilson Bento deu as boas-vindas aos participantes e destacou a parceria entre a OCB e a GM-Rio. Em suas palavras, ressaltou a importância do acolhimento e amparo aos colegas: “Uma palavra, um abraço… isso pode fazer toda a diferença.”
A presidente internacional da OCB, Elizabeth Ferraz, enfatizou a importância de uma formação humanizada dentro da corporação. “A capacitação de guardas capelães representa um avanço na assistência integral aos profissionais da instituição”, afirmou. “O capelão tem um olhar diferenciado e mais humano, o que faz toda a diferença. Que possamos formar mais agentes para atender um número ainda maior de pessoas que precisam de apoio.”
A presidente nacional da Capelania Inter-religiosa, Katjia Bastos, salientou o valor do diálogo e do respeito entre diferentes crenças. Marleide Albuquerque também compartilhou sua visão, expressando esperança por um cenário com maior liberdade religiosa e menos preconceito: “Mais respeito, mais cidadania para todos.”
Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.