Na noite de quarta-feira (20), o Governo Federal conduziu mais uma operação do programa “Aqui é Brasil”, voltado ao acolhimento humanitário de brasileiros repatriados dos Estados Unidos. O voo aterrissou no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (MG), às 23h e trouxe de volta 88 pessoas ao país.
Após o desembarque, os repatriados foram acolhidos em uma estrutura humanizada, coordenada pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. O suporte oferecido inclui atendimento médico e psicológico, alimentação, kits de higiene pessoal e apoio psicossocial.
Dentre os passageiros, 55 foram encaminhados a abrigos temporários, onde receberam assistência logística para o deslocamento até suas residências e o necessário suporte nos casos que exigiam medidas de proteção.
Sonia Cristina Hamid, coordenadora-geral substituta de Promoção dos Direitos das Pessoas Migrantes, Refugiadas e Apátridas do MDHC, destacou que o retorno representa um alívio após as dificuldades enfrentadas no exterior. “Ao chegarem ao Brasil, muitos respiraram aliviados, enfatizando o período complicado que viveram. Além disso, rapidamente buscaram ajuda para contatar familiares, relatar a perda de documentos e apontar dificuldades de acesso a parentes”, declarou.
O programa “Aqui é Brasil” é uma iniciativa interinstitucional coordenada pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, em colaboração com diversos outros ministérios, além de governos estaduais, Polícia Federal, Defensoria Pública da União e organismos internacionais, como a Organização Internacional para as Migrações.
A ação, que atende a uma diretriz do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, busca oferecer uma resposta humanizada à deportação e repatriação forçada de brasileiros no exterior, reafirmando o compromisso do Brasil com os direitos humanos e a dignidade das pessoas retornadas.
Desde fevereiro, mais de 1,4 mil brasileiros foram recepcionados em operações organizadas pelo Governo Federal, com ênfase na garantia de um retorno seguro e digno, particularmente para aqueles em situação de vulnerabilidade nos Estados Unidos.
Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.