domingo, agosto 17, 2025
No menu items!
Google search engine
HomeNotíciasGoverno Federal inicia operação de acolhimento humanitário para brasileiros repatriados dos Estados...

Governo Federal inicia operação de acolhimento humanitário para brasileiros repatriados dos Estados Unidos

O Governo Federal realizou, na quarta-feira (13), uma nova operação interministerial de recepção humanitária, trazendo 87 brasileiros dos Estados Unidos. A iniciativa atende à determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e segue as diretrizes do programa “Aqui é Brasil”, lançado na semana anterior para garantir acolhimento humanizado a cidadãos repatriados ou deportados no exterior. Esta representa a segunda ação de acolhida desde o início do programa.

O voo, que chegou ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (MG), por volta das 23h, contou com uma estrutura de apoio aos repatriados, oferecendo alimentação, kits de higiene pessoal, atendimento psicossocial e orientações para o deslocamento até suas cidades de origem.

O gerente de projetos da Secretaria-Executiva do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), Paulo Victor Pereira, enfatizou a relevância e o impacto positivo da operação. “É muito gratificante ver que, já no desembarque, eles percebem que Aqui é Brasil. Manifestam até alegria por ouvir e falar português novamente,” afirmou.

Paulo complementou que, em todas as operações, a meta tem se concretizado: “prestar assistência para garantir um retorno seguro, assegurando os direitos humanos.”

Em termos de perfil, entre os passageiros, 90,8% eram homens (79 pessoas) e 9,2% mulheres (8 pessoas). A maior parte dos repatriados era composta por homens desacompanhados (89,66%), seguidos por mulheres desacompanhadas (9,2%) e um repatriado procurado pela Justiça (1,15%).

Quanto à faixa etária, a maioria dos repatriados tem entre 18 e 29 anos (33,33%), seguido por grupos de 30 a 39 anos (31,03%) e 40 a 49 anos (27,59%). Também foram registrados casos de pessoas entre 50 e 59 anos (8,05%), mas não havia crianças ou adolescentes nesta operação.

Coordenada pelo MDHC e realizada em colaboração com os Ministérios das Relações Exteriores, Desenvolvimento e Assistência Social, Saúde e Justiça e Segurança Pública, além de governos estaduais e organismos internacionais, a iniciativa visa responder de maneira articulada e humanizada à deportação e repatriação forçada de brasileiros, reiterando o compromisso do Estado com a proteção dos direitos humanos.

Desde fevereiro, o Brasil já repatriou mais de 1,4 mil cidadãos em ações do Governo Federal, priorizando pessoas em situação de vulnerabilidade, especialmente nos Estados Unidos, e oferecendo respostas rápidas para atender às suas necessidades imediatas e de médio prazo.
Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments