terça-feira, agosto 19, 2025
No menu items!
Google search engine
HomeNotíciasGoverno Federal inicia consulta pública para adaptar as metas dos Objetivos de...

Governo Federal inicia consulta pública para adaptar as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 à realidade do Brasil

A Plataforma Brasil Participativo, desenvolvida pelo Governo Federal, está com uma consulta pública aberta para adequar as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 à realidade do Brasil. A participação pode ser feita por meio da plataforma até o dia 30 de agosto.

Os cidadãos têm a oportunidade de contribuir com a adequação de qualquer uma das 17 metas globais dos ODS ao contexto nacional. Após o término da consulta pública e a análise técnica das contribuições, será publicado um documento com os resultados consolidados.

Segundo Gil Loja, chefe da Assessoria Especial de Controle Interno e representante do Ministério das Comunicações na Comissão Nacional para os ODS, “a participação ampla e qualificada é imprescindível para assegurar que essas metas reflitam as especificidades e desafios do nosso país, especialmente no que tange às políticas públicas na área de telecomunicações e radiodifusão”.

A Agenda 2030, adotada em 2015 por 193 países membros da ONU, reconhece que, apesar das metas globais serem comuns, cada nação enfrenta desafios únicos. Por isso, é fundamental que os ODS sejam adaptados à realidade de cada país, levando em conta suas particularidades sociais, econômicas, ambientais e regionais.

O Brasil tem integrado os ODS em suas políticas públicas por meio de diversas iniciativas. No Ministério das Comunicações, programas como o “Computadores para Inclusão”, que recondiciona equipamentos para doação a instituições de ensino e organizações sociais, promovem a inclusão digital. Essa iniciativa está alinhada a metas dos ODS 4, 9 e 10, que visam, respectivamente, a educação inclusiva, infraestrutura e a redução das desigualdades.
Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments